
Um dia repleto de atividades gratuitas e variadas, como aulas de yoga e dança, apresentações musicais e rodas de conversa. Foi assim a abertura da Semana Interamericana e Estadual da Água, neste sábado (30/09), na Praça Sílvia Zorzanello, em Gramado (RS). As ações ocorreram dentro do projeto “Festival Boas Ideias – 1ª edição” e aliaram cultura e conscientização com a temática Água e Mudanças Climáticas.
A abertura oficial contou com a presença do diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, que destacou os princípios norteadores dos serviços de abastecimento. “A água potável deve reunir cinco propriedades: ser suficiente, segura, aceitável e acessível, além de ter preço módico. A Semana da Água é fundamental nesse processo, pois estimula a participação social por meio da conscientização”. O dirigente ressaltou que o município de Gramado foi escolhido para sediar o evento por sua significativa importância ambiental e econômica.
O Festival Boas Ideias contou ainda com doação de mudas, oficinas, espetáculos teatrais, entre outras ações. O tema desta edição da Semana é “Água segura = vida saudável. Reservatórios limpos, água protegida”.
O objetivo é conscientizar para a importância da segurança da água, principalmente da limpeza de reservatórios e caixas de abastecimento doméstico ou condominial. O evento foi promovido pela Corsan em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes – RS), com o apoio da Prefeitura de Gramado.
Verde e hospitalidade
O prefeito de Gramado, João Bertolucci, salientou que a natureza é um dos atributos mais marcantes da cidade. “Gramado tem dois pilares principais: o verde e a hospitalidade. Temos a maior alegria de preservar essa bênção chamada água. Que esta iniciativa una vontades e corações em prol da humanidade”.
Leave a Reply