8º Fórum é um dos temas da Semana Mundial da Água da Suécia

Foto: Ministra do Meio Ambiente da Suécia, Karolina Skog. SIWI.

“O gerenciamento sustentável e eficiente das águas é crucial para a saúde e para um ambiente sustentável”.

Sustentabilidade e compartilhamento da água foram destaques na cerimônia de abertura da Semana Mundial da Água, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. O evento começou no domingo (27) e segue até 1º de setembro. Os assuntos são tidos como fundamentais para garantir a disponibilidade hídrica a longo prazo em todo planeta, e por isso também fazem parte dos temas que serão discutidos no 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, na cidade de Brasília.

“A escolha dessas temáticas para o Fórum não poderia ter sido mais acertada”, avalia o diretor executivo do 8º Fórum, Ricardo Andrade. A Semana Mundial da Água acontece anualmente em Estocolmo e reúne cerca de 3 mil participantes de mais de 130 países.

Para Ricardo Andrade, o evento representa um importante marco preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em março de 2018. “Grande parte do público aqui presente estará no 8º Fórum em 2018, por isso a importância da presença dos representantes brasileiros neste grande encontro”, concluiu.

A ministra do Meio Ambiente da Suécia, Karolina Skog, enfatizou que “o gerenciamento sustentável e eficiente das águas tem um efeito profundo em todos os aspectos da vida humana, além de ser crucial para a saúde e para um ambiente sustentável”.

Já o ganhador do Prêmio da Água de Estocolmo 2017, o professor Stephen McCaffrey, pioneiro no Direito Internacional da Água, chamou a atenção para a necessidade de se criar marcos legais para promover e garantir o compartilhamento de águas transfronteiriças. O professor destacou, no entanto, que isso “não significa criar direitos iguais, mas sim equidade de direitos”.

McCaffrey apontou que “60% da água doce do planeta é compartilhada entre dois ou mais países” e que a criação de regras pode reduzir os conflitos relacionados à água. O compartilhamento, segundo ele, também deve ser avaliado sob a ótica das mudanças climáticas. “Com os eventos extremos climáticos de estiagens cada vez mais frequentes e intensas, os conflitos pela água no mundo tendem a aumentar. Por isso há necessidade de compartilhar água e também as soluções para os problemas”, frisou.

A Terra do espaço

O astronauta e membro da Academia Real de Ciências da Suécia, Christer Fuglesang, também participou da abertura e trouxe uma perspectiva única do planeta Terra visto do espaço sideral.

“Não é possível identificar barreiras, conflitos e fronteiras”, disse. Ele falou sobre a “aparência frágil” da atmosfera terrestre quando vista do espaço e chamou atenção para a importância da sustentabilidade, utilizando como exemplo as missões espaciais, nas quais os recursos são escassos e recicla-los e reutiliza-los é a única opção.

As perspectivas apresentadas por Fuglesang fizeram uma conexão com o tema desta edição da Semana Mundial da Água: “Água e resíduos: reduzir e reutilizar”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.