
A Acquamatic do Brasil, empresa fundada há 20 anos, está apresentando o vaso sanitário que utiliza somente 2 litros de água por acionamento, contra 6 a 10 litros dos vasos convencionais.
Idealizado por Leonardo Lopes, fundador da Acquamatic, o vaso tem como um dos segredos da economia a ausência de sifão, ou seja, um basculante que despeja os dejetos diretamente na prumada do esgoto. Tudo acontece pela própria dinâmica da água, sem uso de eletricidade.
Outro diferencial é que o selo hídrico do vaso precisa de apenas 200 ml de água, só para evitar o mau cheiro, enquanto os demais utilizam quase 1 litro para o selo hídrico. Além da economia de água, a matéria-prima do vaso é o ABS, um polímero mais resistente em relação à louça utilizada nos vasos convencionais.
Lava roupas proporciona economia de água e energia elétrica
Amazon, marca de limpeza da Gtex Brasil, criou uma formulação em seu lava roupas em pó que produz menos espuma, exigindo menos enxágue.
Ao lavar roupas com a máquina de lavar o padrão é que durante sua programação normal ela se encha quatro vezes: uma vez na lavagem, uma no enxágue 1, outra no enxágue 2 quando o botão “extra enxágue” está ativado e, por fim, uma no enxágue após o molho com amaciante.
Como Amazon produz menor quantidade de espuma não existe a necessidade deste enxágue extra, sendo possível considerar uma redução de 25% no consumo de água e economia de energia já que uma etapa da lavagem seria extinta.
“No Brasil existe o mito do que quanto mais espuma, mais limpa a roupa ou a louça ficam. No entanto, a espuma em si não limpa e seu excesso exige maior quantidade de água no enxágue, o que está totalmente fora da realidade de uma atitude sustentável” afirma Tiago Santos, Diretor Comercial e de Marketing da Gtex Brasil.
Leave a Reply