PERS-RS busca participação de entidades do comércio e serviços

Foto: Joarez Venço, vice-presidente da Fecomércio-RS.

O tema da destinação correta dos resíduos sólidos das atividades comerciais e de serviços e da implantação da logística reversa no Rio Grande do Sul já vem sendo debatido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). A entidade, que congrega 112 sindicatos representando 580 mil empresas, está desenvolvendo ações voltadas à sustentabilidade e uma delas se refere aos resíduos gerados.

Este foi um dos assuntos debatidos na reunião realizada dia 12/05/2014, entre a equipe de consultores da empresa Engebio Engenharia, que está elaborando o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul (PERS-RS), com o vice-presidente da Fecomércio e coordenador do Conselho de Sustentabilidade, Joarez Miguel Venço, a assessora de Planejamento e Qualidade do Departamento Regional do Rio Grande do Sul, Adriane Moraes, e a jornalista Caroline Marques.

Conforme informaram os representantes da Fecomércio em 2012 foram recolhidas 549 toneladas de resíduos de eletroeletrônicos no Estado em uma campanha desencadeada pela entidade. “A grande dificuldade é que não há no Rio Grande do Sul recicladoras que possam fazer a separação dos resíduos, especialmente os mais valorizados, como por exemplo, os das placas de computadores e celulares”, explica o vice-presidente da Fecomércio lembrando que para implantação da logística reversa estes gargalhos devem ser equacionados.

Atualmente há 14 postos fixos de recolhimento destes resíduos que fazem parte da ação desencadeada dentro do Plano de Sustentabilidade mas a Fecomércio alerta que é preciso prever o efeito cascata do aumento desta coleta quando o PERS-RS for implantado. “Hoje fica difícil quantificar a oferta de material e motivar os investidores a instalarem recicladoras aqui no Estado com todo o processo de separação dos materiais que possam ser reaproveitados”, disse Joarez Venço considerando positivo que este assunto seja tratado durante os debates que fazem parte da mobilização desencadeada paralelamente às várias etapas do PERS-RS.

Eventos

No encontro ficou acertada uma apresentação sobre o PER-RS na próxima reunião do Conselho de Sustentabilidade que acontecerá dia 29 de maio, na sede da Fecomércio e um debate no Fórum de Sustentabilidade em 27 de agosto.

Além de repassar as informações disponíveis a entidade prometeu participação nas 10 audiências públicas regionais que acontecerão nos meses de junho e julho para apresentação do diagnóstico que está em fase final de elaboração.

Leave a Reply

Your email address will not be published.