O secretário geral da ONU Ban Ki-moon participou de uma reunião preparatória para este evento, coordenado pelo escritório da ONU para Redução de Risco de Desastres (UNSDIR), e ressaltou que está previsto que dela participem representantes da sociedade civil, de governos e parlamentos de todo o mundo e do setor privado. Ele destacou em seu pronunciamento a importância da III Conferência Mundial sobre Redução de Riscos de Desastres, que se celebrará no próximo ano no Japão, e espera que se converta em uma referência para resistir melhor a eventos naturais de grande magnitude em todo o mundo.
Ban disse que se foram obtidos notáveis progressos no que se refere à análise dos riscos de desastres, preparar-se para eles e melhorar os sistemas de alerta e enfatizou que estas questões devem ser levadas em conta também nas discussões para elaborar a agenda de desenvolvimento pós-2015.
“Nossas metas post-2015 para a redução de risco de desastres devem se basear em práticas, experiências e aspirações. O objetivo é simples: tornar o mundo mais resistente para as futuras gerações. Para isto devemos ter em conta os riscos de desastres em nossos debates sobre a agenda de desenvolvimento para depois de 2015”, declarou Ban.
Acrescentou que os riscos ante desastres naturais são um tema muito ligado às mudanças climáticas.
Leave a Reply