
O sério problema de escassez de água pelo qual São Paulo e muitas outras cidades brasileiras estão passando motivou a marca de detergentes para lava-louças Finish,e a Brastemp a realizar uma abordagem diferente a um grupo de consumidores de lava-louças durante o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A iniciativa chamou a atenção para o fato de que novos hábitos de consumo, a exemplo da mudança na lavagem de louças, podem poupar muita água.
Sob o mote ”Como você reagiria ao receber, de uma só vez, toda a água que pode economizar ao longo de um ano?”, a ação comportamental contou com a participação do ator e comediante Rodrigo Capella. Disfarçado de entregador, ele instigou os consumidores abordados a refletir sobre o impacto ambiental dessa mudança de rotina. O vídeo que registrou a ação pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=pScY-NQ4OZg.
Famílias que haviam comprado lava-louças recentemente receberam, junto com o eletrodoméstico, um caminhão-pipa, apresentado pelo ator como um “prêmio” que tangibiliza a quantidade de água que poderá ser economizada ao longo de um ano – que pode chegar a até 27 mil litros. Após a abordagem inicial, o real destino da água foi revelado: comunidades carentes que estão sofrendo com a escassez desse recurso natural, indicadas pelas entidades beneficentes de assistência social Instituto Criança Cidadã e Liga Solidária. As doações irão acontecer até meados de abril e, ao final, 100 mil litros de água terão sido distribuídos entre comunidades necessitadas da região metropolitana de São Paulo.
“Eu achei uma coisa muito diferente. Quando eu vi o caminhão de água pensei, ‘será que é sério? Onde será que eu vou botar toda essa água?’ Foi genial”, relata Deise de Oliveira Silva, 51 anos, uma das consumidoras abordadas na ação. “Quando contaram que era uma doação, eu fiquei tão contente e me achei tão importante! Aqui em casa a gente não tem problema com água, mas tem muita gente que está precisando”, completa.
“Com a falta de água que sofremos atualmente, muitas comunidades já estão em racionamento e isso pode se expandir. Todos nós devemos lutar para preservar a água que cada vez vai ficar mais escassa no planeta”, ressalta Márcio Azevedo Vianna, 73 anos, outro consumidor abordado durante a ação.
O grande objetivo da ação, criada pela agência Sagarana Comunicação, é chamar a atenção da população para a economia de água que a lava-louças pode gerar. O eletrodoméstico utiliza até 6 vezes menos água do que a lavagem de louças manual e essa economia pode representar uma redução de até 17% na conta de água do lar (1).
(1) Cálculo considerando o gasto médio diário de água per capita da ONU de 110L X 4 pessoas no lar X economia de 75L por lavagem (91L manual vs 16L lava-louças) X 30 dias
Na ponta do lápis
Com os reservatórios de água atingindo os piores níveis de armazenamento dos últimos dez anos, o uso de lava-louças auxilia no uso mais inteligente da água, já que é capaz de otimizar o recurso: uma lava-louças de 12 serviços, por exemplo, pode lavar de uma vez até 135 itens – dentre os quais pratos, copos, talheres – utilizando apenas 16 litros de água para lavagem e enxágue completos, enquanto se gasta 91 litros para lavar a mesma quantidade de louça à mão (1).
(1) Relatório de ensaio Falcão Bauer n. QUI/L-240.944/2/A/14, disponível em www.lavalouças.com.br (Vantagens da Lava-Louças > Estudo Comparativo de Uso de Água).
Leave a Reply