A inclusão de novos temas e enfoques para o financiamento de ações ambientais vai ampliar o alcance do Programa Socioambiental da Petrobras. Entre as diretrizes que estão sendo apresentadas pela campanha atual (veja banner no alto da página) estão, na área de meio ambiente:
• Ampliação das interfaces entre políticas públicas, pautas sociais e ambientais e interesses do negócio;
• Fortalecimento da perspectiva ambiental como um direito humano;
• Apoio ao fortalecimento da sociedade civil para a participação democrática na construção de direitos e no controle social;
• Equidade nas questões de gênero, raça, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e povos indígenas e
• Estímulo à formação de redes de aprendizagem, promovendo a troca de conhecimento e incentivando a disseminação de tecnologias sociais.
Novos temas
1. Produção Inclusiva e Sustentável
Iniciativas que têm como objetivo o fortalecimento de modelos de produção, prestação de serviços e formação de redes solidárias que valorizem os territórios como espaços de organização autônomos, inclusivos e participativos, em uma perspectiva de equilíbrio entre produção, consumo e meio ambiente. Enfoques:
# Agricultura Familiar e Camponesa;
# Pesca e Aquicultura;
# Coleta Seletiva e Destinação Ambientalmente Adequada de Materiais Recicláveis;
#Coletivos de Produção e Serviços.
2. Biodiversidade e Sociodiversidade
Iniciativas que têm como objetivo promover ações para a proteção e a recuperação de espécies e habitats, bem como os usos tradicionais associados, como forma de preservar e conservar a biodiversidade nos ecossistemas terrestres e aquáticos, assim como os produtos e saberes da sociobiodiversidade.
Fazem parte desta linha projetos relacionados a:
# Preservação de Ambientes e Espécies;
#Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade.
3. Florestas e Clima
Apoio a iniciativas de conservação, recuperação e uso sustentável de formações vegetais dos biomas, valorizando os conhecimentos tradicionais associados. Incluem-se ainda ações de recuperação e/ou manutenção em fragmentos florestais de áreas urbanas.
Fazem parte desta linha projetos relacionados a:
# Manutenção e Ampliação da Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros;
# Fixação de Carbono;
#Valorização de Conhecimentos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.
4. Educação
Apoio a iniciativas que têm como objetivo o desenvolvimento humano integral, seu preparo para o exercício da cidadania, o respeito ao meio ambiente, a promoção dos direitos humanos e a qualificação para o acesso ao trabalho decente. Neste contexto, a educação é entendida de forma ampla e inclusiva, como estratégia de enfrentamento às desigualdades, promovendo a articulação entre os diversos atores sociais envolvidos nos processos formativos.
Fazem parte desta linha projetos relacionados a:
# Educação Ambiental.
5. Água
Apoio a iniciativas que têm como objetivo garantir o acesso universal e a sustentabilidade do uso da água, fator crítico para a garantia da vida e para o desenvolvimento humano, tanto no campo como nas cidades. Inclui ações ligadas à gestão de recursos hídricos e ao uso racional da água, no que tange à conservação e/ou à melhoria da disponibilidade de água em termos de qualidade e quantidade, incluindo a proteção de nascentes e matas ciliares, além do uso sustentável deste recurso.
Fazem parte desta linha projetos relacionados a:
# Gestão dos Recursos Hídricos;
# Segurança Hídrica.
Eixos Estratégicos
Outra novidade introduzida nesta nova versão é que as principais estratégias utilizadas para o desenvolvimento e o apoio das iniciativas deverão estar organizadas de acordo com os seguintes eixos:
Carteira de Projetos Socioambientais
Projetos de âmbito nacional, regional e local que atuem nas dimensões social, ambiental e/ou esportiva e que busquem a valorização da integração destas perspectivas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a promoção de direitos nas linhas de atuação definidas pelo Programa.
Desenvolvimento Territorial
Projetos que visam ao desenvolvimento territorial de longo prazo, em áreas de influência e territórios estratégicos da Petrobras, por meio de iniciativas sistêmicas e multi-institucionais de fusão de experiências, conhecimentos e metodologias.
Neste eixo, destacam-se as seguintes ações:
1) incubação de projetos;
2) iniciativas que fomentem a valorização do capital social e fortalecimento do protagonismo da governança local;
3) formação de atores e organizações locais;
4) construção de redes territoriais e centros de referência esportiva.
Mobilização para Temas e Causas
Iniciativas que tenham por objetivo a mobilização social por meio de campanhas de comunicação, educomunicação, comunicação comunitária e eventos sobre temas e causas socioambientais.
Redes de Aprendizagem
Desenvolvimento de ações transversais aos demais eixos estratégicos, focadas na criação de plataformas presenciais e virtuais para troca de conhecimentos, experiências, práticas e resultados. Tais iniciativas devem fomentar o desenvolvimento, o aprimoramento e a sistematização de tecnologias sociais, tornando-as de domínio público
Públicos prioritários:
• Mulheres
• Negros
• Pessoas com Deficiência
• Comunidades Tradicionais
• Povos Indígenas
• Crianças e Adolescentes
• Jovens.
Leave a Reply