Trocou a sala e não sabe o que fazer com o sofá velho; comprou um laptop e precisa liberar o espaço do desktop na mesa de trabalho ou não sabe o que fazer com a estante que ganhou da tia-avó são situações mais do que corriqueiras em qualquer casa. Se o sentido de cidadania estiver bem aflorado, o drama é descobrir onde vai parar tanta coisa velha, que já não usamos mais.
Essa premissa pautou a criação da Ecoassist Serviços Sustentáveis, uma empresa que oferece o serviço de descarte ecológico: ela recolhe o produto, descaracteriza (desmonta e separa as peças ou partes) e envia para a indústria recicladora (sofás velhos, colchões, armários, móveis em geral, equipamentos eletrônicos, geladeiras, fogões, tecidos e materiais ferrosos, exceto produtos orgânicos).
Todo o processo é homologado tomando como base as melhores práticas da sustentabilidade, e o cliente recebe um certificado que garante que o resíduo foi corretamente descartado e, principalmente, reciclado.
O serviço pode sair de graça se o cliente tiver uma apólice de seguro residencial ou condominial na Itaú Seguros, Allianz ou ACE. Nesse caso, toda a cadeia é beneficiada. Quando a seguradora inclui esse serviço no pacote de benefícios aos seus segurados (pessoas físicas, condomínios, empresas), está fidelizando seus clientes por uma via cada vez mais valorizada pelos consumidores.
Na outra ponta, o cliente, que não paga nada pelo serviço, tem a facilidade do descarte sem qualquer esforço. A Ecoassist vai até a residência ou empresa do segurado e retira o material. Além da comodidade, o segurado ainda tem a garantia de que está contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A segurança é total na retirada dos móveis. Ao contratar os serviços o cliente recebe uma mensagem eletrônica com os dados completos: data, horário, nome do profissional que faz a retirada, e uma foto dele. Assim, é possível checar se realmente aquele profissional é mesmo da empresa.
Tudo se recicla
O serviço é oferecido em todas as capitais e suas respectivas regiões metropolitanas. Por mês a empresa movimenta mais de 150 toneladas de lixo, 100% destinado à reciclagem. Em um sofá, por exemplo, há a madeira e a borracha como matérias primas recicláveis, e tecido e espuma sendo utilizados para arte sustentável.
Leave a Reply