Evento discute o potencial de energia eólica no Brasil

O Lugar da Eólica no Planejamento Enérgico é o tema do debate que acontece no dia 30 de outubro, às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA. O evento marca o lançamento do livro “Energia Eólica” (Editora Senac, 215 págs.), organizado por José Eli da Veiga, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e do Instituto de Relações Internacionais, ambos da USP.

Participam da mesa-redonda Elbia Melo, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), e Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (CBEM) e um dos autores da obra.

A mediação ficará a cargo de Eli da Veiga. Os debatedores falarão sobre o aproveitamento da eletricidade gerada a partir dos ventos na diversificação da matriz energética brasileira e na promoção do desenvolvimento sustentável.

A publicação reúne ensaios sobre o potencial da energia eólica na transição para uma economia de baixo carbono, no progresso tecnológico, na criação de empregos e na descentralização das usinas de geração de energia do país. O livro contém uma introdução escrita por Eli da Veiga e dois capítulos: um de autoria de Osvaldo Soliano e outro escrito por Adilson Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de abordar os benefícios da instalação de turbinas eólicas em termos de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental, os capítulos tratam dos desafios que se colocam para a massificação dessa fonte de energia.

Livro sobre saneamento ganha premio Jabuti

O livro Gestão do Saneamento Básico, que foi analisado amplamente pela Aguaonline na edição 519:

Livro sobre Gestão do Saneamento faz a radiografia do setor – acaba de ganhar o 3º lugar do Premio Jabuti na categoria Ciências Naturais. A publicação, editada pelo Prof. Arlindo e por Alceu Galvão, faz uma ampla análise de quase todos os temas relacionados à gestão do Saneamento no Brasil. Para maiores informações:info@manole.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.