
Os desafios para a segurança da água cresceram e tomaram proporções globais, principalmente pela maior escassez e incerteza sobre os recursos hídricos que impacta pessoas e suas moradias, energia, comida e ecossistemas.
A assistência científica em todo planeta é necessária para enfrentar o desafio. A comunidade científica global declarou que 2013 será o Ano Internacional de Cooperação ao Acesso a Água da ONU, reconhecendo a importância da gestão e utilização pacífica dos recursos hídricos.
Você pode contribuir para Campanha de Cooperação pela Água 2013, ao participar do concurso para o slogan da iniciativa: sua criação pode se tornar o slogan oficial. O vencedor será convidado para o encontro de lançamento do Ano Internacional de Cooperação ao Acesso a Água, em janeiro de 2013, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris. Os prêmios incluem as passagens para o local e acomodação por duas noites. Inscreva-se aqui.
As três melhores contribuições serão selecionadas por um comitê da ONU Água, UNESCO e parceiros. Dentre as três, a vencedora será escolhida por votação online do público.
Critérios
◦O slogan deve ser escrito em Inglês, ser claro e conciso e refletir o objetivo da campanha Cooperação pela Água 2013. Estamos à procura de um slogan curto, cativante, fácil de entender e que apela para um público amplo.
◦O slogan deve incorporar o objetivo da campanha, ou seja, conseguir a sensibilização para uma maior cooperação que enfrentará os desafios da gestão e alocação hídrica em função das demandas crescentes para satisfazer necessidades múltiplas.
◦A Comissão de Seleção avaliará os slogans com base na originalidade, criatividade e a relevância com o tema e o propósito da campanha.
◦A ONU Água e a UNESCO reservam-se ao direito de recusar qualquer slogan que considerarem inapropriado.
◦Ao entrar no concurso, o vencedor concede à ONU Água direitos exclusivos do slogan para o uso em qualquer formato, durante a campanha.
O concurso é aberto a todos, com exceção dos envolvidos com a campanha — funcionários da ONU Água, UNESCO e parceiros, ou seus familiares imediatos.
◦Inscrição: de 27 de agosto a 15 de novembro de 2012.
◦Votação online para o vencedor: de 30 de novembro a 25 de dezembro de 2012.
◦Anúncio do vencedor: 31 de dezembro de 2012.
O vencedor será notificado por e-mail antes da divulgação do resultado.
EUA e Canadá acertam acordo sobre água
Os Estados Unidos e o Canadá assinaram acordo para manutenção da qualidade das águas dos Grandes Lagos.
A presidente da U.S. Environmental Protection Agency (EPA) Lisa P. Jackson e o Ministro do Ambiente do Canadá, Peter Kent, foram os signatários do Great Lakes Water Quality Agreement. O acordo vai proteger a sustentabilidade do maior sistema de água doce do mundo.
O Great Lakes Water Quality Agreement é um modelo de cooperação binacional para proteger este que é o maior sistema de água doce de superfície e garantir a saúde das comunidades vizinhas aos Grandes Lagos .
“Proteger corpos hídricos como os Grandes Lagos não é somente cuidar da conservação ambiental. É também proteger a saúde das famílias – e das economias – das comunidades locais que dependem muito destes mananciais todos os dias,” disse a presidente da EPA. “Nossos esforços são direcionados também a beneficiar milhões de famílias em ambos os lados das fronteiras”.
“Articular essa cooperação em torno dos Grandes Lagos – um tesouro natural, uma fonte crítica de água doce, essencial para o transporte, e a base para bilhões de dólares em negócios, agricultura, recreação e outros setores — é a pedra angular das relações entre o Canadá e os Estados Unidos,” disse o ministro Kent. “O acordo ancora nossa responsabilidade compartilhadas para restaurar e proteger esta fonte fundamental e está alicerçada em 40 anos de bons resultados binacionais”.
A revisão do acordo vai facilitar a ação dos dois países para enfrentar ameaças è qualidade da água inclusive medidas fortes para prevenir agravos ecológicos. Entre estes, a invasão de espécies exóticas, degradação do habitat e os efeitos das mudanças climáticas e outros perigos como proliferação de algas e despejos químicos ou de efluentes.
O objetivo geral do tratado“restaurar e manter a integridade química, física e biológica da água” dos Grandes Lagos e uma parte do Rio St. Lawrence que inclui a fronteira Canadá-EUA
Leave a Reply