
Casa do Arroio: montagem com objetos recolhidos dos arroios de Porto Alegre. Foto: Aguaonline
Um dos aspectos importantes para a troca de experiências que o Congresso da ABES proporciona é a possibilidade de os profissionais conhecerem experiências em andamento de aplicações de produtos ou tecnologias. Isto também propicia o estabelecimento de parcerias e transferência de conhecimento entre as equipes.
Estão programadas as seguintes visitas técnicas no 26º Congresso da ABES:
Esgotamento sanitário Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre – DMAE.
Data/Hora: 29/09/11 – 9 às 13h.
Nº participantes: 20 pessoas.
Objetivo da visita: Conhecer o Projeto da Prefeitura de Porto Alegre que tem como principal objetivo elevar o índice de capacidade de tratamento dos esgotos na cidade, dos atuais 27% para 77%.
Com destaque especial:
• Construção do Emissário Terrestre – na parte central da cidade – (7 km de redes em aço com tubulações de 1.500 mm que estão sendo implantadas ao longo da cidade)
• Construção das Estações de Bombeamento de Esgoto Cristal e C2 (Cavalhada 2) com Chaminé de Equilíbrio e Mirante na Avenida Diário de Notícias, 760 –
• Construção do Emissário Subaquático – canteiro de obras no antigo Estaleiro Só (Padre Cacique, 2892) (Serão implantados dentro do Lago Guaíba mais de 11 km de tubulações em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com 1,60mm de diâmetro que ficarão enterradas no fundo do Lago Guaiba e serão responsáveis por conduzir os esgotos desde o Cristal até a zona Sul da cidade, onde ficará a Estação de Tratamento.
Diferenciais da obra:
• a produção dos tubos: como no Brasil não existiam empresas que produzissem tubulações neste diâmetro, a empresa contratada importou a tecnologia para produção;
• a logística: As tubulações foram produzidas em São Paulo e transportadas por rebocadores via marítima desde São Vicente(SP) até Rio Grande e depois, de Rio Grande pela Lagoa dos Patos até o Lago Guaíba.
• a instalação: para submergir as tubulações do emissário subaquático, será necessário montagem com mergulhadores e uso de equipamentos como dragas, ecobatimetros, câmara hiperbárica e rebocadores.
• Construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria na Estrada da Serraria, 2601- (Estação de Tratamento de Esgotos Serraria, são mais de cinco hectares em obras. O sistema de tratamento será em nível terciário com uso de tecnologia Unitank importada da Bélgica, com capacidade de tratamento da ETE de até 4.100 l/s
Drenagem – Departamento de Esgotos Pluviais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Data/Hora: 29/09/11 – 14h às 18h.
Nº participantes:15 pessoas;
Objetivo da visita: Mostrar o funcionamento da drenagem da cidade com seu sistema de proteção contra cheias, incluindo: diques, muro da Mauá, casa de bombas e reservatórios de detenção, além de sensibilizar o público também para as questões ambientais através da visita à exposição: “A Casa do Arroio”
Meio ambiente – Gestão Sustentável na Fazenda – Quinta da Estância
Data/Hora: 29/09/11 – 9h às 14h.
Nº participantes: 40 pessoas.
Objetivo da visita: Conhecer o 1º Criadouro Conservacionista com finalidade pedagógico do Brasil que cria e reproduz animais silvestres brasileiros, especialmente espécies em vias de extinção como capivaras, emas, jacarés, araras, papagaios, tucanos. Projeto de recuperação de aves e outros animais proveniente do tráfico de animais silvestres apreendidos pelo IBAMA. Preservação do meio ambiente com a recuperação do lixo orgânico e seco e Tratamento biológico de água servida com raízes de junco.
Visitas técnicas II
Tecnologia – Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas – ABEPE – entidade que congrega toda a cadeia produtiva do segmento como finalidade divulgar e intensificar o uso dos sistemas poliolefínicos – tubos e conexões de Polietileno e Polipropileno
Data/Hora: 29/09/11 – 8 às 14h
Nº participantes: 30 pessoas
Objetivo da visita: Conhecer as instalações industriais de produção de Polietileno, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petroquímica Braskem e os ensaios realizados para aprovação da resina utilizada na fabricação de tubos aplicados em Sistemas para distribuição e adução de água e transporte de esgoto sanitário sob pressão
Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Caxias do Sul, RS
Data/Hora: 29/09/11 – 8 às 16h30min.
Nº participantes: 35 pessoas.
Objetivo da visita: Conhecer as obras do Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, em dois locais:
a) Morro Alegre – Vila Seca – Onde está em construção a ETA – Estação de Tratamento de Água.
b) Localidade de Nossa Senhora Aparecida – Vila Seca – Onde está sendo construída a barragem
Sustentabilidade – Vila Ventura Hotéis
Instituição responsável: Vila Ventura Hotéis Ltda.
Data/Hora: 29/09/11 – 9 às 14h
Nº participantes: 25 pessoas
Objetivo da visita: Apresentar o Hotel Vila Ventura, com seus cuidados ambientais, sua parte produtiva de culturas orgânicas, seu projeto para a Copa-2014.
Aterro sanitário – Visita ao aterro sanitário de Minas do Leão;
Data/Hora: 29/09/11 – 9h;
Nº participantes: 30 pessoas
Objetivo da visita: conhecer o Aterro da Central de Resíduos do Recreio, localizado no município de Minas de Leão. O aterro recebe residuos sólidos urbanos de diversas cidades da região, sendo que Porto Alegre encaminha em média 1.300 toneladas/dia.
Leave a Reply