
Cecy Oliveira – direto de Delos – Grécia.
Foto:Componentes do saneamento e banheiro de uma casa na ilha de Delos. Aguaonline.
Vestígios de um completo sistema de abastecimento de água, coleta e afastamento dos esgotos e drenagem que servia a uma próspera cidade grega no final do período helênico (últimos anos AC) e início da cultura romana podem ser visto na Ilha de Delos, no Mar Egeu, próxima a Mykonos, na Grécia.
A ilha, equidistante dos principais pontos do comércio marítimo do fragmentado império que restou após a morte de Alexandre Magno, chegava a receber cerca de 50.000 peregrinos e comerciantes nos primeiros anos da era cristã.
É possível vislumbrar a riqueza das construções, o excelente sistema de coleta de água da chuva de cada casa e também as cisternas públicas. Ainda restam canalizações e reservatórios bem como os cômodos utilizados como banheiros e as redes que afastavam os esgotos.
Entre 900 AC. e 100 DC., a ilha de Delos foi o mais importante santuário Pan-helênico. Durante o século VII AC, Delos era um centro jônico conhecido por ser um lugar sagrado. Sua história está intimamente relacionada a Apolo, o deus do sol. Ali estão também vestígios do culto a Dioniso, o deus das artes e do vinho.
Em 1873 arqueólogos franceses começaram as escavações que desenterraram um amplo setor onde um dia existiu uma cidade completa, elegante, rica e influente. As ruínas revelaram pequenos templos dóricos e jônicos, portos, mercados, ginásios, um teatro, praças e imponentes residências. As casas exibiam salas circuladas por colunas de mármore e o assoalho adornado com mosaicos e que serviam como reservatório de água da chuva e ajudavam a ventilação e aeração natural tornando o ambiente agradável mesmo no verão.
Mitologia e política
Foto: Mosaico de Dionisio adorna o reservatório de uma rica casa da Ilha de Delos.
Delos está no centro do grupo de ilhas do Mar Egeu conhecido como Cíclades, tendo servido como santuário de Apolo na Antiguidade Clássica, e sendo consideradao berço desse deus, bem como de Artemis.
Foi também a sede da Liga de Delos, que congregava os aliados de Atenas contra Esparta, e onde primeiramente esteve guardado o tesouro da Liga. Esta foi a origem dos recursos que ajudaram a financiar o esplendor e as grandes construções de Atenas, inclusive o Parthenon.
Foi declarada património mundial da Humanidade pela Unesco em 1990.

Leave a Reply