Artistas e escritoras têm aula sobre saneamento

Uma platéia atenta que misturou gerações e talentos variados compôs a primeira turma da oficina de capacitação em saneamento ministrada na última quarta-feira (27/04) pelo engenheiro sanitarista Luis Antonio Grassi. Os “alunos” fazem parte das equipes dos projetos Saneamento Vai às Ruas, Grafitti e Calendário Literário que integram a programação que será desenvolvida na proposta do ECOA-POA, movimento de divulgação do 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que acontecerá em Porto Alegre, de 25 a 28 de setembro.

Os especialistas em artes visuais, que integram o Grupo Vertentes, vão trabalhar com materiais utilizados no saneamento (tubulações, conexões e válvulas) para confeccionar obras de artes que serão expostas em vários locais de Porto Alegre (RS). Um grupo de grafiteiros, sob a coordenação da professora Isabel Castro, também está se preparando para trabalhar com graffiti como mais uma forma de expressão artística do ECOA-POA .

Já o grupo de escritoras Ilustres Desconhecidas que anualmente lança calendários literários vai utilizar essa temática – o saneamento – como inspiração para produzir a edição 2012 de seus calendários literários já consagrados.

Na palestra Grassi debateu os conceitos de saneamento e as cinco principais áreas de atuação: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, gestão dos resíduos sólidos e controle de vetores. Explicou a importante vinculação do saneamento com a saúde, com a qualidade de vida e com a preservação ambiental.

A capacitação de todos os participantes é um dos principais pilares da proposta do ECOA-POA segundo explica a coordenadora do movimento, jornalista Cecy Oliveira: “o objetivo é que eles sejam também futuros multiplicadores das mensagens que temos divulgado ao longo dos anos sobre a importância e até mesmo a urgência de investimentos em saneamento”. Ela ressalta que a arte, em todas as suas manifestações, tem tido, em toda a história da humanidade, a capacidade de influenciar e auxiliar para que aconteçam mudanças de padrões culturais.

Os artistas e as escritoras destacaram que a capacitação ofereceu um mergulho, ainda que breve, no universo do saneamento possibilitando uma melhor reflexão sobre o tema e acrescentando informações valiosas sobre o funcionamento do setor.

No encerramento da capacitação os engenheiros Guilherme Kayser e Ademar Teixeira, da empresa Maquimotor S.A, de Porto Alegre, deram explicações sobre materiais empregados no saneamento e principalmente sobre os tubos e conexões em ferro fundido, que serão utilizados na confecção das obras de arte. O material está sendo oferecido em uma parceria do ECO-POA, Maquimotor e Saint Gobain.

Nos meses de maio e junho deverão acontecer outras “aulas” para os participantes das áreas de música e de outros eventos programados para movimentarem Porto Alegre principalmente durante o mês de setembro, antecedendo ao Congresso.

ETE Jales (SP) recebe Prêmio Mario Covas por projeto Nasce uma Criança Plante uma Árvore

Foto: Placa assinala as árvores plantadas em homenagem a Catarina.

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta terça-feira, 26, o Prêmio Mário Covas, na Sala São Paulo, na capital. Em sua sétima edição, o evento promove boas práticas de gestão pública voltadas à excelência e inovação, que aprimorem a qualidade dos serviços e elevem o bem-estar dos cidadãos.

“Esse ano aumentou em 31% o número de projetos inscritos para a premiação, de inovação e de excelência, e eu não tenho dúvida de que quem ganha com isso é o Estado de São Paulo, é o Brasil, quem ganha com isso é a nossa população”, disse o governador ao abrir a cerimônia.

De um total de 40 trabalhos finalistas, 15 foram premiados. Os projetos estão divididos em duas categorias: Inovação em Gestão Pública e Excelência em Gestão Pública.

Um dos vencedores na categoria Inovação em Gestão Pública foi o projeto Nasce Uma Criança, Plante Uma Árvore, executado pela Estação de Tratamento de Esgotos de Jales da Companhia Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

A ideia inicial do plantio de árvores para homenagear o nascimento de crianças nasceu de um apelo veiculado pela Aguaonline da mãe, Clarissa Brickmann Hirano, que queria plantar árvores para que crescessem junto com sua filha – Catarina Mayumi – que estava por nascer.

O gerente da ETE Jales, Rodrigues da Grela Filho, encampou aproposta e promoveu o plantio de árvores em uma área de reflorestamento da ETE.

Em seguida foi estabelecido um convênio com a Santa Casa de Jales para assinalar o nascimento de crianças através do plantio de árvores. Este projeto foi agora premiado com uma das distinções mais importantes de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.