Porto Alegre se prepara para receber megacongresso de saneamento

Através da arte, da literatura, da música e da educação ambiental estão sendo programadas diversas manifestações culturais para fazer com que os porto-alegrenses despertem para a importância do saneamento como uma forma de promover uma melhor qualidade de vida na cidade. A série de eventos denominada ECOA-POA – movimento pela valorização e apoio às ações de saneamento – pretende estimular a população a debater o saneamento e transformá-lo em uma das prioridades de Porto Alegre, que se transformará, em setembro, na Capital do Saneamento.

A proposta é uma maneira inovadora de fazer com que a presença na cidade, de 25 a 28 de setembro, de mais de 5.000 especialistas do setor para o 26o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) motive as lideranças, os formadores de opinião, a imprensa e a própria população a atuarem unidos pela melhoria das condições sanitárias e ambientais da cidade.

Apesar de ser considerada com boa qualidade de vida a capital gaúcha recém está dando passos importantes para melhorar um problema crônico que a afeta e também à maioria dos municípios brasileiros: a deficiente cobertura em esgotamento sanitário. Hoje a rede separadora de esgotamento sanitário serve a apenas pouco mais de 30% da população. A meta com as obras do Programa Socioambiental da Prefeitura, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) é que este percentual ultrapasse os 70% de cobertura e todo o esgoto coletado seja tratado.

Outra preocupação é a área de drenagem que atualmente suporta a enorme carga da mistura do esgoto cloacal e pluvial transformando o Arroio Dilúvio, que desagua no Lago Guaíba, no pior cartão postal do município.

A ideia do ECOA-POA tem o aval da seção gaúcha da ABES (ABES-RS) e vai envolver especialistas em artes visuais, literatura e música e contar com o apoio de empresas, órgãos públicos e escolas que veem no movimento uma oportunidade de retratar de forma mais lúdica e divertida as nuances de áreas complexas como as do tratamento da água, do esgoto e do lixo e da gestão da drenagem urbana e águas pluviais.

Um dos projetos prevê a confecção de obras de arte a partir de materiais utilizados na área de saneamento como canalizações, conexões e válvulas que serão colocadas em vários locais da cidade. Uma espécie de “saneamento parade”.

Uma das propostas é a utilização de várias linguagens, de acordo com os diferentes públicos, para tornar mais fácil o entendimento dos termos técnicos e a popularização dos temas relacionados ao saneamento em escolas e segmentos de crianças e juventude.

Serviço do 26o. Congresso

O 26 Congresso da ABES será realizado de 25 a 28 de setembro, no Centro de Eventos da FIERGS com um mega feira de empresas de materiais e equipamentos de saneamento.

Com formato similar às edições anteriores, o 26º Congresso deverá atrair um público de aproximadamente 5.000 participantes, entre técnicos, pessoas físicas e jurídicas, sócios, não sócios, estudantes, e representantes de empresas públicas e privadas.

A participação dos ministérios das Cidades, do Meio Ambiente, da Saúde, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Fundação Nacional da Saúde, instituições federais de fomento à pesquisa, além de empresas públicas, nos âmbitos federal, estaduais e municipais e empresas privadas, asseguram a representatividade necessária para legitimar a tomada de decisões.

As questões políticas, que de alguma forma têm reflexo nas diretrizes para o Setor de Saneamento Ambiental, serão abordadas na forma de painéis, que vão proporcionar amplo debate. As mesas-redondas abordam temas específicos, que se originam das discussões ocorridas dentro dos diversos comitês técnicos da ABES, que assessoram a diretoria da Instituição.

A parte científica, com contribuições na forma oral e pôster, de trabalhos técnicos de especialistas e pesquisadores de todo o Brasil, chega ao seu formato final após criterioso processo de avaliação, e abrange as áreas de água, esgoto, resíduos sólidos, irrigação, drenagem e erosão, meio ambiente, saúde pública, planejamento urbano, recursos humanos, entre outros.

Em suas últimas edições, o número médio de trabalhos técnicos atingiu a marca de 1.500. Todos os trabalhos selecionados integram os Anais do evento, que se constituem em um CD-ROM, com a íntegra de todos eles. Também fazem parte do Congresso as visitas técnicas selecionadas dentre os locais que potencialmente despertarão interesse entre os participantes, divulgando novos processos, novas tecnologias, entre outros aspectos.

Foram igualmente previstos Seminários Técnicos Internacionais com temas específicos de interesse da comunidade do saneamento brasileiro.

Informações e inscrições:

www.abes-dn.org.br.

Porto Alegre sediará congresso internacional de drenagem

Porto Alegre será sede do mais importante congresso internacional na área de manejo de águas pluviais, o 12º Congresso Internacional de Drenagem Urbana (12ª ICUD), que acontecerá de 10 a 15 de setembro de 2011. Durante o encontro, profissionais de todo o mundo ser reunirão para estudar e discutir questões de drenagem urbana. Serão debatidos temas como as causas das enchentes urbanas, medidas de controle quali-quantitativo das águas pluviais na origem, inundações urbanas e os planos de emergência, entre outros assuntos.

A Capital foi escolhida para ser a anfitriã do congresso por ser reconhecida, no meio técnico e acadêmico, como uma das cidades mais inovadoras na área de drenagem do Brasil tendo sido a primeira cidade brasileira a ter um departamento municipal que trata especificamente das questões de drenagem urbana, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), criado em 1973. A cidade também foi a primeira a iniciar o desenvolvimento de um Plano Diretor de Drenagem Urbana no país.

O ICUD é um evento trianual organizado pelo Comitê Conjunto em Drenagem Urbana da IAHR/IWA (Internacional Association on Hydraulic Research/International Water Association).

O evento será presidido pelo professor Nilo Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e terá como vice-presidente o professor Joel Goldenfum, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Outras informações podem ser obtidas pelo site:

www.acquacon.com.br.

Projetos em preparação

Foto: Materiais para obras de arte.

Artes visuais

Saneamento vai às ruas – Peças confeccionadas previamente utilizando materiais de saneamento (canos, bombas, componentes) para serem colocadas em locais estratégicos contendo elementos motivadores (frases, palavras, etc.).

Trabalhar com grafite nos taludes do Arroio Dilúvio.

Confeccionar uma roda d’água contendo arte postal e canos trabalhados previamente por artistas.

Casa do arroio – protótipo de casa confeccionada com materiais recolhidos no Arroio Dilúvio.

Literatura:

Calendário literário.

Frases de autores gaúchos sobre água e saneamento.

Trabalho com universitários.

Música:

Festival de Música.

Feira de Ciências

Atividade envolvendo escolas para a realização de feira de Ciências tendo como tema o saneamento.

Maiores informações sobre o ECOA-POA podem ser obtidas pelo telefone da coordenação: (51) 9954.9747.

Leave a Reply

Your email address will not be published.