Hotel da Biosfera é nova certificação para o ramo hoteleiro

O ME Barcelona foi certificado como “Hotel da Biosfera”, convertendo-se no segundo hotel da Catalunha que ostenta esta certificação emitida pelo Instituto de Turismo Responsável – certificado pela UNESCO – que se caracteriza por valorizar, junto aos padrões ambientais, as variáveis sociais e culturais que devem caracterizar os hotéis comprometidos com seu entorno em suas diversas dimensões. O Meliá Barcelona, também pertencente à rede Sol Meliá, é o único precedente que recebeu o certificado no ano passado.

Diferentemente de outras certificações, como o ISO 14001 ou o EMAS, o certificado “Biosphere Hotel” foi criado especialmente para o setor hoteleiro e busca fomentar um desenvolvimento turístico sustentável, não só em nível ambiental, mas também socioeconômico e cultural. No caso do ME Barcelona, alguns dos fatores valorizados foram a coleta seletiva de resíduos, painéis solares para aquecer a água da piscina, taxas de eficiência energética que cumprem o standard Biosphere e a utilização de produtos ecológicos.

O ME Barcelona também divide com seus clientes o comportamento responsável. Assim, aqueles que desejam recebem um “Green Package” com informações úteis sobre passeios de bicicleta ou a pé para desfrutar dos parques, patrimônio cultural de Barcelona. Além disto, o hotel informa a seus clientes sobre os produtos naturais ecológicos que compõem seu menú, assim como de seu café da manhã orgânico. O hotel ME Barcelona também colabora com a associação Fias para a reciclagem de roupa, tanto de funcionários quanto de clientes.

O certificado “Biosphere Hotel” exige que os hotéis mantenham relações responsáveis com os distintos grupos de interesse do hotel, contemplando aspectos como a segurança, a satisfação do cliente, a formação e capacitação dos funcionários ou a priorização das compras à fornecedores locais.

Como assinala o vice-presidente da Sol Meliá, Sebastián Escarrer, “o turismo é uma atividade extraordinariamente interdependente com o entorno social, cultural e ambiental em que se desenvolve, e os hotéis tem que estar integrados além de ter um comportamento responsável. Orgulha-nos que na Catalunha, os dois primeiros estabelecimentos certificados como Hotéis da Biosfera pertençam à nossa companhia”.

Empresas devem exigir produtos sem amianto

No dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia do Consumidor Consciente, a Abifibro – Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidores dos Produtos de Fibrocimento – ressalta que é direito da população exigir produtos que não sejam prejudiciais a sua saúde. O Brasil já conta com telhas, caixas d’água e outro produtos livres de amianto, feitos com fibras alternativas eficientes e seguras à saúde das pessoas.

O amianto é um mineral comprovadamente cancerígeno. Atualmente, 59 países já proíbem a extração, produção, comercialização e utilização de todos os tipos de amianto, inclusive o crisotila ou amianto branco, em função dos males já constatados que causam à saúde.

No entanto, no Brasil há uma Lei Federal, 9.055/95, que permite o uso controlado do amianto branco (crisotila). Apesar disto, tramita na Câmara dos Deputados um relatório realizado pelo deputado federal Edison Duarte (PV-BA) que sugere o banimento do amianto em todo o território nacional. Caso aprovado, este “dossiê do amianto”, como ficou conhecido, embasará projetos de leis do Congresso Nacional que tenham como intuito banir ou restringir o uso do mineral no Brasil.

Os estados e municípios podem legislar complementarmente à União (decisão do STF), quando a questão é sobre saúde. Hoje, no Brasil, existem em vigor leis estaduais que proíbem o uso do amianto e produtos que o contém, em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de inúmeras legislações municipais, no mesmo sentido.

Leave a Reply

Your email address will not be published.