Exposição de arte e festival de música integram Semana da Água no RS

Uma série de trabalhos nas áreas de pintura, instalações e artes visuais fará parte de uma exposição e Festival de Música que estão sendo promovidos pelo projeto de extensão Arte e Interculturalidade – Um Fazer Especial, do Curso de Artes Visuais, e Coordenação de Cultura da ULBRA/Canoas. A exposição e o festival fazem parte da XVII Semana Interamericana da Água, promovida pela ABES-RS e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e tem o apoio do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (IBEASA), Revista Aguaonline e empresa Amanco. O lema da Semana da Água 2010 é: Água – incolor, inodora, insípida e indispensável.A abertura da exposição será no dia 24 de setembro, às 18h, no Museu de Tecnologia da ULBRA, em Canoas (RS) – Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José e o encerramento acontece no dia 2 de outubro. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira das 8h30min. às 11h30min., das 14h às 18h e das 18h às 21h30min.

O festival de música será no dia 29 de setembro de 2010, a partir das 14 horas na Ulbra Canoas.

A coordenação é da professora e mestre Jurema Trindade e de Ana Cristina Froner.

Programação da Semana da Água

A programação oficial da 17ª Semana Interamericana da Água e 10ª Semana Estadual da Água foi lançada na sexta-feira, dia 17, com um café da manhã para convidados e jornalistas na sede Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Este ano, o tema da Semana é “Água – incolor, inodora, insípida e indispensável”.

A Semana da Água é promovida todos os anos pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), com a parceria da Sema, da Corsan e do Dmae, e com o apoio de órgãos estaduais, municipais e entidades privadas. Normalmente a celebração inicia no Dia Interamericano da Água, primeiro sábado de outubro, mas este ano foi antecipada para o período de 25 de setembro a 2 de outubro, para não coincidir com o período eleitoral.

A abertura oficial será em Pelotas, dia 25 de setembro, às 14h, no auditório do Colégio Gonzaga, e o encerramento oficial será no dia 30 de setembro, às 10h, na Praça Mallet, em Santa Maria, embora muitas das atividades prossigam até o início de outubro. Estima-se que mais de 1,3 milhão de gaúchos participarão das cerca de 1.600 atividades que serão desenvolvidas por mais de 900 instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento ou interessadas na preservação do ambiente natural. Entre elas estão escolas, clubes de serviço, organizações governamentais e não governamentais, e comitês de bacia.

O destaque desta edição é o incentivo à expansão dessa celebração a cada um dos 496 municípios do Rio Grande do Sul. Para isso, a Abes-RS solicita às prefeituras gaúchas que aproveitem o período para instituir por lei a Semana Municipal da Água. No início do ano, com o apoio da Famurs, a Abes-RS distribuiu uma cartilha com dados e indicações para a criação da Semana Municipal da Água com a participação de entidades locais ligadas à defesa do ambiente natural.

Dia Interamericano da Água (DIAA) foi instituído em 1992 pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas), com apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), e pela Associação Caribenha de Água e Águas Residuais (CWWA). E foi celebrado pela primeira vez no Brasil em 1993 aqui no Rio Grande do Sul, por iniciativa da seção gaúcha da Abes, entidade que é o capítulo brasileiro da Aidis. A Abes-RS também promoveu a primeira edição da Semana Interamericana da Água, em outubro de 1994.

Acesse o site para conferir a programação:

www.abes-rs.org.br/semana_da_agua/2010.

Inundações Urbanas – Gestão dos Impactos e Prevenção

nundações Urbanas – Gestão dos Impactos e Prevenção é o título do cursos que a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) promove de 9 a 11 de novembro de 2010 – em São Paulo – SP. No programa serão abordados temas como:

I. Águas Urbanas

II. Inundações Urbanas

III. Drenagem Urbana

IV. Gestão Integrada das Águas urbanas

V. Plano de Águas Pluviais

VI. Estudos de Casos

Estudos de Casos de Impactos e soluções.

Inscrições:

www.acquacon.com.br.

Opinião do leitor

O problema do meio ambiente é tão profundo que não se encerra, somente, na questão da água em si. Pensar no problema da água é pensar na vida no planeta. A água é tão importante para a vida que, no início da filosofia, os filósofos da natureza pensavam ou compreendiam a água como uma substância necessária para a vida.

Mas, por que?

Temos que ter em mente que ela contém o germe que dá continuidade à existência dos seres vivos. Não se trata de um alimento mais impossivel de cultivar, mas a própria existência que está em jogo.

Marcel Alcleante Alexandre de Sousa

Leave a Reply

Your email address will not be published.