
Foto: Divulgação – Clari Rosa Tomasi.
Preservação da Mata Atlântica, ações de proteção à natureza e educação ambiental. Com esses objetivos, a Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline e a empresa Eco-Preservação Ambiental, em parceria com a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) e outras organizações do município de Bento Gonçalves (RS), estão lançando o projeto “Vida Verde”, que mobilizou estudantes, profissionais e comunidade da região para o trabalho de reestruturação, melhoria e conservação do bosque da escola.
O bosque “Vida Verde” abriga flora nativa da Mata Atlântica, uma nascente e grande variedade de aves e outras espécies da fauna local. O trabalho resultou na identificação das plantas e da fauna existentes no bosque e na criação de um quiosque para estudos ecológicos e outras atividades voltadas ao manejo do jardim florestal e à preservação ambiental.
Os 770 alunos da escola participaram das atividades, orientados por professores de diferentes áreas do ensino, numa abordagem interdisciplinar. A proposta é fazer do local um centro de aprendizagem para estudantes de outras instituições da rede municipal, podendo beneficiar cerca de 10 mil c rianças e jovens.
“O projeto é inédito no estado. Além de possibilitar estudos no bosque, através de visitas guiadas e da observação das plantas e dos animais, a ideia é envolver os alunos em processos de reciclagem de papel, elaboração de produtos alternativos para limpeza de ambientes, reaproveitamento da água, criação de horta sustentável e outras ações responsáveis”, explica a diretora da escola, Clari Rosa Tomasi.
Dentre as ações previstas, destaca-se o aproveitamento da energia solar para aquecimento da água que abastece a cozinha da escola. Está sendo distribuído também o mapa ambiental da escola, que localiza os principais pontos do bosque, para as visitas guiadas de alunos.
Sustentabilidade na área de tratamento de água e esgoto

O “Portal Tratamento de Água”, realiza anualmente um evento com o objetivo de proporcionar ao setor um grande encontro de profissionais, e o tema dessa vez será: “Sustentabilidade e Novas Tecnologias no Tratamento de Água e Efluentes”.
Nesse encontro serão colocados em pauta os processos de tratamento de água e de esgoto e a sustentabilidade. Serão abordados novas tecnologias, controles, legislação, comparativos em indústrias, dessalinização de água do mar e outros assuntos relevantes.
Data : 22 e 23 de julho de 2010.
Local : Universidade São Marcos – Ipiranga – São Paulo
Número de participantes estimado : 200 a 300
Entidade promotora : Portal “Tratamento de Água”, www.tratamentodeagua.com.br
Público-alvo : Profissionais de indústrias e companhias de água e esgoto, engenheiros, técnicos, estudantes e até o público leigo que queira se inteirar sobre o tema.
Palestrantes & Temas
Advogado Mario Peirano Jr. – “A Sustentabilidade Frente ao Direito Ambiental”;
Engº Luiz Bezerra & Demétrio Rodrigues de Souza – “Estudo de caso de sustentabilidade aplicando tecnologia de MBR em indústria”;
Engº José Luiz Papa – “Sustentabilidade – Indicadores de Uso da Água e Geração de Efluentes em Processos Industriais”;
Engº José Correa do Carmo Júnior – Engº Rogério Fonseca Alves: “Sistemas ultra-violeta • O Uso da tecnologia ultravioleta C em favor da sustentabilidade”;
Engº José Eduardo Gobbi- “Dióxido de Cloro Ganhos Ambientais”;
Engº Jacques A. Conchon – “Tratamento de Efluentes Líquidos: Novas Tecnologias e Sustentabilidade – Uma Análise Crítica”;
Bióloga Ana Luíza Favaro – “Monitoramento Ambiental dos corpos receptores de efluentes industriais no Brasil x Sustentabilidade”.
Engº Antonio Sérgio Hilsdorf – “Dessalinização de água do mar e desenvolvimento sustentável” ;
Engº Luiz Di Bernardo- “Geração e Administração de Lodo em ETA”.
Guarujá recebe Fórum de Meio Ambiente
No próximo dia 9 de junho o Delphin Hotel em Guarujá receberá em seu centro de convenções o Fórum Regional de Meio Ambiente. A partir das discussões pontuais na semana do Meio Ambiente (de 1º e 7 de junho) o encontro propõe entendimento do tema em âmbito regional. Assim reúne os principais atores da temática ambiental no intuito de melhorar a região e o mundo para as futuras gerações.
A sinergia proposta envolve os setores representativos da região para fomentar e protocolar ideias que revelem o comprometimento com o futuro sustentável da nossa região.
Programa
15h – Painel 1 – Controle ambiental
Conciliação do desenvolvimento econômico com a integridade e a conservação das regiões litorâneas –
Yara Schaeffer-Novelli, pesquisadora-associada Sênior do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Programa de controle ambiental
Elio Lopes dos Santos
Secretário do Meio Ambiente de Guarujá
Biodiversidade e expansão portuária
Dra. Flavia Maria Gonçalves
Promotora de Justiça – GAEMA/BS
16h30min – Debate – Painel 1
17h30min – Painel 2 – Desenvolvimento Sustentável –
Investimentos em saneamento básico na Baixada
Joaquim Hornink Filho
Superintendente da Sabesp
Legislação
Fernando Vidal Akaoui
Promotor de Justiça – GAEMA/BS
Urbanização e Meio Ambiente
Marco Antônio Damin da Silva
Diretor de Planejamento e arquiteto.
Leave a Reply