Sanepar utiliza geoprocessamento para vistoriar ligações de esgotos

A vistoria nas ligações de esgoto conta com nova ferramenta, que permitirá, com mais precisão, identificar irregularidades cometidas pelos usuários.

Os gestores ambientais e técnicos operacionais da Sanepar estão recebendo treinamento em Cartografia Básica e Geoprocessamento, o que vai contribuir para melhorar o desempenho do Programa Se Ligue na Rede e a gestão territorial das bacias hidrográficas. O Se ligue na Rede vistoria as ligações de esgoto para identificar irregularidades e eventuais crimes ambientais cometidos pelos donos de imóveis.

“Com essa qualificação, as vistorias das ligações de esgoto serão feitas com base em informações mais precisas. Os cadastros técnico e comercial da Sanepar terão como referência a base cartográfica das bacias”, afirma a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

O treinamento contou com a participação de empregados de Londrina, Arapongas, Apucarana, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. Os gestores que atuam em Curitiba já passaram pelo treinamento, que será estendido a todo o Estado. Os responsáveis pelo curso são o engenheiro cartógrafo José Roberto da Conceição e Jefferson Skroch. De acordo com Maria Arlete, em Londrina o trabalho de vistoria utilizando a nova ferramenta será iniciado nas ligações de esgoto dos imóveis localizados na Bacia Hidrográfica do Cambé.

Incentivos na área de resíduos

O governo deve aprovar nos próximos meses, a desoneração fiscal para carros elétricos e usinas elétricas movidas a energia do lixo, antecipou nesta quinta-feira (25/03) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante evento no Rio.

A medida fará parte da meta de reduzir até 2020, cerca de 36% das emissões de poluentes na atmosfera. Durante a política de redução do IPI, o governo já havia aprovado desoneração diferenciada para veículos flex.

Leave a Reply

Your email address will not be published.