
A rede de Pizzaria 1900, de São Paulo, encontrou uma nova alternativa para reduzir o consumo de sacolas plásticas em suas quatro casas. O “Pega-Pet”, criado pela própria pizzaria, é uma alça de papel Kraft que serve para carregar garrafas de refrigerantes e água. Esta idéia surgiu devido à polêmica que envolve o risco de sacolas plásticas indevidamente descartadas prejudicarem o meio ambiente e pela grande dificuldade em reciclá-las.
A idéia surgiu da vontade de trocar as sacolas plásticas por algo prático, simples de colocar nas garrafas e que fosse reciclável ou degradável. Neste caso já descartaram as sacolas de papel, que seriam de utilização inviável devido à umidade das garrafas. Com o “Pega-pet” a estimativa é que a 1900 deixe de despejar no ambiente um total de 25 mil sacolas plásticas por ano, num primeiro momento.
Além disso, na 1900 as embalagens para pizzas e os cardápios do delivery são feitos de material reciclável. A preocupação ambiental sempre esteve em pauta e tem sido um ponto forte da pizzaria.
A opinião do leitor
Recebemos do Leitor Robson Fontes o seguinte comentário sobre o pega-pet:
“Nós normalmente queremos descobrir coisas novas e isso é interessante, no entanto, na maioria das vezes, nos voltamos ao universo e esquecemos o que está ao nosso lado.
Parabéns para a pizzaria pela iniciativa, é um exemplo de que as melhores idéias estão ao nosso alcance, basta querermos aplicá-las”.
robsonfontes@hotmail.com.
Fiema abre inscrições para trabalhos científicos
Estão abertas até 30 de setembro as inscrições dos trabalhos científicos para o 1º Congresso Internacional de Tecnologias Para o Meio Ambiente, evento que integra a programação da Fiema Brasil 2008. Os materiais serão avaliados por uma comissão e, os aprovados, serão expostos na forma de pôsteres e farão parte do CD-ROM do evento.
Os trabalhos poderão versar a respeito de 12 temas distintos, tais como gestão ambiental na indústria, créditos de carbono e biocombustíveis. Cada material inscrito poderá ter no máximo cinco autores. O regulamento completo e outras informações estão disponíveis no link do congresso no site www.fiema.com.br.

Leave a Reply