Uma boa ou má notícia na área ambiental de uma empresa pode ter tanta influência na subida ou queda das cotações quanto os números de um balanço positivo ou negativo. A constatação é do Banco Mundial que acaba de divulgar um estudo com base em seis anos de pesquisa e centenas de exemplos de países tão diferentes quanto a Indonésia e a Argentina, o México e a Colômbia, sem falar nos Estados Unidos e Japão.
O Banco detectou aumentos em até 60% nas ações com a divulgação de notícias sobre a aquisição de equipamentos de controle da poluição de uma cervejaria nas Filipinas e queda de 50% nas cotações de uma empresa de celulose do México pela violação de normas ambientais.
O estudo também mostra que as cobranças de multas a empresas poluidoras traz benefícios gerais ao ambiente com a diminuição do impacto dessas atividades. É que ao serem multadas sistematicamente muitas companhias acabam optando pelo tratamento de seus resíduos. O BIRD constatou que em uma região da Colômbia houve uma diminuição das descargas em uma das bacias hidrográficas num período de seis meses após o início das cobrança.
Limpeza ecológica
Embora ainda recente, o mercado de produtos de limpeza ecológicos está começando a chamar a atenção no Brasil. Uma das empresa desse segmento é a Bio Brasil, fabricante do Kanilklin, que dissolve os resíduos de fossas, sumidouros e ralos de instalações animais, eliminando o mau cheiro, entupimentos e a presença de insetos.
Segundo Cleveland Jones, diretor-superintendente da Bio-Brasil, “o mercado para produtos de limpeza ecológicos cresceu cerca de 30% desde 1998”. A indústria responde pela maior parte desse crescimento, garante Cleveland, que detecta o aumento da conscientização para a área ambiental. Os produtos de limpeza ecológicos são substâncias 100% naturais, atóxicas, sem agentes contaminantes ou poluentes, à base de microrganismos não-modificados geneticamente, que atuam para o tratamento de efluentes industriais e esgotos sanitários.
Fabricados há mais de 20 anos nos EUA e Europa, chegaram ao Brasil há cerca de cinco anos e vêm se destacando por sua eficiência, custo competitivo e por serem ambientalmente corretos, “o que hoje é, de fato, um grande diferencial”, confirma Cleveland. Na área industrial, os maiores clientes são frigoríficos, laticínios, avícolas, indústrias de papel e celulose, indústrias de comestíveis e bebidas em geral, petroquímicas, empresas dos setores do açúcar e do álcool, de beneficiamento de óleos vegetais etc.
Empresa inglesa é líder nos EUA
A Severn Trent Plc’s, divisão norte-americana da Severn Trent Services, acaba de adquirir a Quanterra from Corning, Inc., última de uma série de aquisições que a tornaram líder no segmento de testagem ambiental com mais de 30 unidades no país.
A Severn Trent Services, Inc. é uma das principais fabricantes de produtos para purificação de água, operação de estações de tratamento e de laboratórios ambientais, com mais de 3.000 empregados e faturamento anual de US$600 milhões.
Na Inglaterra a empresa lidera um conglomerado do segmento ambiental com movimento de vendas que supera a 1,3 bilhão de libras por ano.
Leave a Reply