Alpina lança sistema compacto de tratamento de esgoto

Um sistema de tratamento semi-individualizado de esgoto está sendo oferecido pela Alpina Termoplásticos a pousadas, hotéis, condomínios, casas de campo, de praia e fazendas. São os equipamentos DBR Maxi ou o DBR Compac, equipados com discos rotativos que funcionam como suporte para o crescimento natural, espontâneo e controlado de microorganismos que consomem e oxidam os dejetos e são responsáveis pelo tratamento de esgoto. O equipamento funciona sem a necessidade de ajustes ou regulagens após a saída da fábrica. “O DBR Maxi ou Compac não tem necessidade da adição de produtos para seu funcionamento”, comenta o gerente geral José Luiz Jesus.

O DBR Compac foi projetado para atender de cinco a 15 pessoas, associado a uma fossa séptica, para se obter um efluente com qualidade superior, que se desinfetado (sistema operacional) permite o seu reuso. Já em locais onde seja tecnicamente inviável ou que apresenta um custo alto a execução de escavações, como em praias e regiões com formações rochosas, a, fabricante do equipamento, indica o DBR Maxi. Ele permite o tratamento de efluentes de no mínimo 10 pessoas (uso fixo), sendo que a capacidade máxima pode atingir até 70 pessoas (uso itinerante). A Alpina ainda oferece opcionais ao DBR Maxi, como: sistema de aviso sonoro para substituição do elemento filtrante de desidratação de lodo e sistema de desinfecção do efluente, o que permite que a água tratada possa ser reutilizada se após o DBR houver um clorador (bactericida) e um filtro, que são opcionais do sistema.

Regulação da Prestação de Serviços de Água e Esgoto

A ABES-SP promove, de 30 de agosto a 02 de setembro o cursos sobre Regulação da Prestação de Serviços de Água e Esgoto, abordando: Aspectos jurídicos e institucionais da regulação; O que é regulação e porque regular?; Agência Reguladora, conceitos, função e desenho destas instituições; Lei dos consórcios; Lei das PPPs em saneamento; Contratos de Concessão e de Programa; Estado da arte da regulação no país; O novo Projeto de Lei de Saneamento Básico (PLS 219/06); Regulação da qualidade: uma visão prática da fiscalização e ouvidoria; Normas e regulamentos da prestação dos serviços; Montagem de uma estrutura mínima e custo para regulação da qualidade de uma Agência Reguladora.

Informações e inscrições: abessp@uol.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.