Curso para melhorar relações entre investidores e analistas ambientais

A iniciativa privada e o poder público apostam na educação avançada para solucionar e evitar conflitos causados ao longo da análise ambiental de empreendimentos em infra-estrutura. No dia 12 de maio, na capital paulista, a Abdib (www.abdib.org.br) iniciou as aulas do curso de MBA em Gestão Socioambiental em Infra-estrutura, uma iniciativa do Programa de Educação Continuada da entidade.

O curso de MBA em Gestão Socioambiental Estratégica em Infra-estrutura, cujo objetivo é aprimorar os conhecimentos para equacionar preservação do meio ambiente com investimentos em infra-estrutura, é uma parceria entre Abdib, Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e Escola Politécnica (Poli/USP). Tem ainda o apoio dos fundos setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação Nacional de Estudos e Pesquisas (Finep), por meio dos quais oferece algumas bolsas de estudo para profissionais de órgãos ambientais públicos.

De acordo com Ralph Lima Terra, vice-presidente da Abdib, a raiz dos problemas relativos ao licenciamento e outras questões ambientais para empreendimentos em infra-estrutura é a falta de conhecimento atualizado e aprofundado sobre as diversas relações entre os agentes. “Queremos combater os desvirtuamentos pela via da educação”, disse.

O curso vai aprofundar o conhecimento em questões como impactos ambientais de obras de infra-estrutura de diversos setores, legislação e formulação de estratégias dentro das organizações. O intuito é formar pessoas aptas a melhorar a qualidade dos estudos de impacto dentro das companhias, especializar consultorias e institutos variados, acelerar o trâmite de processos de licenciamento e, com isso, buscar a sinergia entre investimento em infra-estrutura e preservação ambiental e a sincronia necessária entre os prazos dos procedimentos de licenciamento e o cronograma dos empreendimentos.

Participam do curso 28 profissionais das empresas públicas e privadas associadas a Abdib e, mediante bolsas de estudos integrais oferecidas pela entidade, profissionais da Cetesb e do DAIA, órgãos ambientais do Governo do Estado de São Paulo.

Encontro de Estudantes de Engenharia Ambiental

A Bahia será a sede do IV Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental, que acontecerá de 6 a 10 agosto, em Salvador

Com o tema Consolidação Profissional e Prática Social o IV ENEEAmb discutirá o resgate do papel social do engenheiro e a consolidação da profissão, visto que é um dos mais novos braços da engenharia, com palestras, mini-cursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, visitas técnicas e feira, possibilitando o aprendizado e a troca de experiências.

Veja no arquivo anexo a programação preliminar

Mais informações: veneeamb_ssa@yahoo.com.br e telefone [71]3281 8069.

Lixo e Cidadania

Nos dias 06, 07 e 08 de junho, o Fórum Lixo & Cidadania do Estado de São Paulo, a ABES/SP e a Subseção da Baixada Santista, realizarão o I Seminário Regional de Resíduos Sólidos – Instrumentos para a Gestão Integrada e Sustentável”, nas cidades de Santos e Praia Grande.

O Seminário terá como foco apresentar as ações realizadas ou disponibilizadas em apoio para a implementação integrada e sustentável da gestão dos resíduos sólidos. Dia 06 de junho, em Santos – Jornada de Cursos Dia 07 e 08, na Praia Grande – Seminário e Mostra de Reciclados

Para maiores informações:

www.abes-sp.org.br ou Tel. 11 3814-1872

Minicursos com especialistas

Palestrantes convidados para o V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental ministrarão minicursos paralelos, com duração de seis horas, nos dias 22 e 23 de maio, das 16h30min às 19h30min., em Porto Alegre

Temas e professores:

1) Análise de Risco Ambiental – Benjamin R. Parkhurst;

2) Conservação e Reuso da Água – José Carlos Mierzwa;

3)Gerando Empregos em Meio Ambiente – Montserrat Pena:

4)Dano Ambiental – Annelise Steigleder;

5)Cooperativas de Catadores – Jorge Price;

6) Integração de Sistemas de Gestão: Qualidade, Meio Ambiente e Segurança – Juan Ribó

Maiores Informações e Inscrições através do site www.abes-rs.org.br ou pelo fone/fax (51) 3212 1375.

Preços promocionais para sócios, estudantes e três ou mais inscrições da mesma instituição. Para participar dos minicursos não é necessário inscrever-se no Simpósio.

Jogos ensinam sobre água

Conscientizar crianças e adolescentes para a necessidade urgente de preservação dos recursos hídricos é o objetivo do projeto cultural Amigos da Água, um kit reunindo jogos e livros que está sendo distribuído gratuitamente para ONGs e escolas de ensino fundamental, em todo o Estado de São Paulo, pela Cepar. O projeto “Amigos da Água” foi, originalmente, lançado na cidade de Sintra, em Portugal, entre 2003 e 2004, pelos Serviços Munipalizados de Água e Saneamento (SMAS Sintra) e pela Câmara Municipal local. No início, restringia-se ao livro “A Floresta d’Água”, mas a publicação obteve tanta aceitação e seus personagens – entre eles a Gotinha – ficaram tão conhecidos que passaram a ilustrar outros produtos, dando origem ao kit atual, composto por um jogo de tabuleiro, material para colorir, quebra-cabeça e um manual de recomendações sobre o uso consciente da água.

Gotinha é uma gota de chuva que resolve saltar, da nuvem onde vive, em uma vasta planície. Várias gotinhas como ela decidem fazer o mesmo e, ao se juntarem com sementes, dão origem a uma linda floresta, onde as crianças adoram brincar. Certo dia, o homem passa a destruir e poluir a floresta, mas as crianças não querem ficar sem seu local preferido de brincadeiras e resolvem salvá-la da destruição.

Essa é a história narrada em A Floresta d’Água, por meio da qual crianças e adolescentes paulistas estão entrando em contato, de forma divertida e didática, com o gravíssimo problema da conservação dos nossos recursos hídricos.

“O ‘Amigos da Água’ volta-se para crianças e adolescentes (de 4 a 12 anos), porque elas serão as responsáveis pela construção do futuro de nosso planeta e, também, porque, como apontam diversos sociólogos, podem ser veículos de conscientização para seus próprios pais”, afirma Tiago Figueiredo, de Portugal, um dos idealizadores do projeto.

Comitê Ijuí promove palestra

O Comitê Ijuí convida para a sua 40a. reunião, que transcorrerá no dia 15/05, em Caibaté (RS), na Cermissões.

Como parte da reunião haverá uma palestra, integrante da 6ª FACIC – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Caibaté, sobre “Biocombustíveis”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.