Cúpulas de Informação sobre Água

Tradução: Maria do Carmo Zinato (*).

As Cúpulas de Informação sobre Água ou Water Information Summits (WIS), que se realizam anualmente, desde 1998, vêm consolidando uma tradição na discussão de questões relacionadas a sistemas de informação, bancos de dados sofisticados, ferramentas da Internet para divulgar informações, sempre com o foco no gerenciamento integrado de recursos hídricos. Esses eventos reúnem especialistas da informação de água de vários países, para discutir, trocar experiências e avançar no uso da Internet e outras tecnologias para a divulgação das informações sobre água, garantindo sua qualidade.

As Cúpulas são promovidas pelo Consórcio WaterWeb (WWCo), um sub-grupo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), dedicado exclusivamente ao gerenciamento, aperfeiçoamento e discussão de temas relacionados a informação sobre água. A organização tem procurado criar uma comunidade global, reunindo entidades educacionais, governamentais, sem fins lucrativos e comerciais interessadas na pesquisa sobre recursos hídricos, sua conservação e gerenciamento. (Veja mais sobre o WWCo na Aguaonline 294)

A missão das Cúpulas de Informação sobre Água, evento que nasceu na Flórida (Estados Unidos) é enfocar o uso da Internet como apoio e promoção do compartilhamento de informações no contexto da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e do Solo; discutir perspectivas atuais sobre a disseminação de informação sobre água, a implementação de sistemas de informação e métodos e oportunidades para o compartilhamento de informações sobre água; e reunir especialistas da informação, webmasters, pesquisadores, elaboradores de políticas e outros usuários e provedores de informação de recursos hídricos. As Cúpulas realizadas nos Estados Unidos foram organizadas pelo Centro de Estudos Ambientais da Flórida (CES).

Por ocasião da WIS-6, o International Water and Sanitation Centre (IRC) divulgou alguns dados interessantes sobre a importância do compartilhamento das informações sobre água como parte da estratégia para se atingirem certos objetivos que hoje são as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDG).

Infelizmente, até hoje, o acesso à informação não é eqüitativo, apesar das diversas novidades tecnológicas já existentes no Brasil e no mundo. Banda larga, conexão via satélite, fibras ópticas e computadores pessoais não são uma realidade na maioria das cidades de pequeno e médio porte dos países do hemisfério sul.

Além de discutir a divisão digital que existe hoje no mundo, as Cúpulas de Informação sobre Água também têm em pauta o acesso e o intercâmbio de relevantes informações sobre água, em tempo real e com qualidade, nas comunidades de países em desenvolvimento. Este foi um dos temas da WIS do Panamá, em 2001, que aconteceu em paralelo com a Feira da Água da América Central e a reunião ministerial Central American Environment Comission, organizada pelo Water Center for the Humid Tropics of Latin América and the Caribbean (CATHALAC) e a Autoridade Ambiental do Panamá (ANAM).

Ainda hoje, alguns temas continuam recentes. Entretanto, no Brasil, a WIS-8 pretende ser específica o suficiente para debater um dos instrumentos da Política das Águas, o Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos, mas também bastante abrangente para ventilar as novas tecnologias e metodologias na área do manejo e entrega de informação sobre água à população que dela necessita. A Agência Nacional de Águas (ANA) é anfitriã do evento que acontecerá de 5 a 7 de junho e tem apoio do Progama das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA) e da RIRH.

(*) Tradução: Maria do Carmo Zinato – vice-presidente do IBEASA e

editora do informativo Fonte d’Água – E-Mail: Fonte d’Água.

Cronologia

As Cúpulas de Informação sobre Água aconteceram em países dos membros do Comitê Organizador ou outro país que convidaram o evento. Até o momento, houve WIS nos seguintes países:

• 1998 – Flórida, Estados Unidos –

• 1999 – Flórida, Estados Unidos – Water on the Web

• 2000 – Flórida, Estados Unidos – Status, Challenges, and Future Opportunities of Internet-Based Communications Supporting Sustainable Water Resources Management.

• 2001 – Panamá, Panamá – Internet-Based Mechanisms and Partnerships to Build Virtual Capacity for Sustainable Water Resources Management

• 2002 – Flórida, Estados Unidos – Regional Perspectives on Water Information Systems – Case Studies

• 2003 – Delft, Holanda – Breaking the Barriers: Let the water information flow

• 2005 – Flórida, Estados Unidos e Guanajuato, México – Double the Exposure, Double the Cooperation

• 2006 – Brasília, Brasil – Linking and Strengthening Information Networks for Water and the Environment

Fonte: www.waterweb.org

Mais informações

Detalhes sobre WIS-8 estão disponíveis nos seguintes websites:

1. Consórcio WaterWeb: www.waterweb.org,

2. Rede Interamericana de Recursos Hídricos – Brasil:

http://brasil.rirh.net/,

3. Revista Digital Aguaonline:

www.aguaonline.com.br/,

4. e no grupo eletrônico WaterWeb:

http://groups.yahoo.com.

Fonte: Comitê Organizador WIS-8 – E-Mail: wis8@terra.com.br .

Leave a Reply

Your email address will not be published.