México se prepara para receber o mundo da água

A Cidade do México será o cenário do IV Foro Mundial da Água, um megaevento global em que representantes de mais de 150 países compartilharão experiências e projetos de ação local, que possam servir como exemplo de gestão exitosa e manejo adequado da água.

O IV Fórum Mundial da Água é uma iniciativa não governamental que conta com a participação de entidades como a ONU, organizações da sociedade civil, a indústria e a iniciativa privada, bem como governos locais e nacionais.

Uma das metas mais relevantes estabelecidas para o Milênio e que foram abraçadas pelo IV Fórum é reduzir à metade o percentual de pessoas que não têm acesso à água potável em todo o mundo, para 2015.

Segundo a Comissão Internacional da Irrigação e Saneamento (ICID), para o ano 2025, 2, 7 bilhões de pessoas, ou seja, 1/3 da população mundial, enfrentará uma grave escassez de água.

Durante o evento serão apresentadas mais de 450 iniciativas de tipo local para a solução de problemas de água, provenientes de todas partes do mundo.

Os temas do Fórum foram divididos em cinco eixos, cada um dos quais estará a cargo de uma das cinco regiões geográficas do continente. O temário aborda problemáticas mundiais muito atuais como secas, inundações, contaminação, aceso à água potável e irrigação, comercialização e distribuição de água.

A região das Américas se encarregará do tema “Água para o crescimento e para o desenvolvimento”; a Europa desenvolverá o tema “Instrumentação da gestão integrada dos recursos hídricos”; a África terá o tema “Água e Saneamento para todos”, ao Oriente Médio corresponderá o tema de “Água para a alimentação e o meio ambiente”, enquanto à região da Ásia, tocará o tema “Manejo de riscos”.

Muitos dos desafios e problemas ligados ao tema da água estão presentes em países como China, Egito, Índia, México e Paquistão, todos com uma vasta história de sistemas antigos de irrigação e gestão da água. Estes cinco países representam 43% da população mundial e 51% da área irrigada do mundo.

Estão previstas 258 sessões, sendo 16, da África, 44 das Américas, 34 da Ásia, 6 da Europa, 19 do oriente Médio e 139 globais. Entre as experiências locais inscritas há 318 sendo 190 delas oriundas de países das Américas

Fatos sobre a água

* Entre 2 e 5 milhões de pessoas, em geral crianças, morrem a cada dia por enfermidade preveníveis relacionadas com a água.

* Um recém-nascido em um país desenvolvido consome uma quantidade de água 30 a 50 vezes maior que a de um recém-nascido em um país em desenvolvimento.

* Na América Latina e Caribe 66% da população conta com abastecimento domiciliar de água.

Feira da água

Em um pavilhão de 12 mil metros quadrados funcionará a Feira da Água, com capacidade para abrigar 625 estandes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.