Mar del Plata, Argentina, 17 de junho /PRNewswire/ — O Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC, em inglês) do Canadá e os Institutos Canadenses de Pesquisas em Saúde (CIHR, em inglês) anunciaram hoje que o IDRC concederá 1 milhão de dólares canadenses a uma rede de pesquisadores da América Latina, Caribe e Canadá para reduzir a exposição aos agentes tóxicos do meio ambiente e melhorar a saúde coletiva na região da América Latina e o Caribe.
Jean Lebel, Diretor do Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais do
IDRC, anunciou a concessão dos fundos na Reunião de Ministros da Saúde e do Meio Ambiente das Américas (MISAMA) em Mar del Plata na Argentina. “Esta iniciativa contribuirá para fortalecer uma comunidade emergente de prática em ecosaúde que se dedique ao entendimento das conexões entre a saúde humana e o meio ambiente”, disse Jean Lebel. “A proposta vencedora apresenta uma concepção boa e é obra de uma equipe experiente que tem laços fortes com redes existentes”.
Esta rede inovadora – denominada Comunidade de Prática em Ecosaúde (Comunidad de Practica em Ecosalud – CPE) – envolve cinco instituições acadêmicas e três ONGs em sete países. O foco da CPE utiliza a pesquisa transdisciplinária para integrar a problemática da saúde e do meio ambiente no planejamento do desenvolvimento, mudando as políticas e estimulando a ação, com base numa combinação de informações científicas, sociais e políticas.
Os sócios da rede são: Universidade de Québec em Montreal, Centro de Pesquisas Interdisciplinárias sobre a Biologia, a Saúde, a Sociedade e o Meio Ambiente (CINBIOSE, em inglês), Canadá; Instituto da Saúde e do Trabalho (ISAT, em espanhol), Lima, Peru; Fundação Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento (FUNSAD, em espanhol), Equador; Instituto de Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil; Centro de Estudos da Mulher (CEM, em espanhol), Santiago, Chile; Centro de Pesquisas sobre Enfermidades Infecciosas do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP, em espanhol), México, Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, Brasil, e Instituto Regional de Estudos sobre Substâncias Tóxicas (IRET, em espanhol), Universidade Nacional de Costa Rica.
O Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá é uma das instituições líderes mundiais na geração e aplicação de novos conhecimentos para enfrentar os desafios do desenvolvimento
internacional. Há mais de 30 anos, o IDRC colabora estreitamente com pesquisadores de países em desenvolvimento em sua busca de meios para a constituição de sociedades mais sadias, justas e prósperas.
Campanha em favor do uso racional da água
Atenta às questões ambientais, a Telemig Celular desenvolve, durante todo o mês de junho, campanha interna de conscientização sobre a preservação de recursos naturais.
A operadora implantou o SGA – Sistema de Gestão Ambiental – para educar e orientar os colaboradores sobre como agir com Responsabilidade Ambiental.
A campanha também se vale de meios convencionais, como banners, cartazes e boletins impressos. O toque criativo fica por conta de cartões postais distribuídos aos colaboradores, utilizando as imagens de mídia extensiva da comunicação da operadora, porém com mensagens adaptadas aos principais objetivos da campanha: Racionalização do uso de papel, água e energia elétrica.
Dicas
• Verifique se há vazamentos.
• Ao lavar o carro, use o balde. Usando a mangueira, gasta-se de 215 a 560 litros de água. Com o balde, esse volume cai
para até 40 litros.
• Não use o jato da mangueira como vassoura. 15 minutos com a mangueira aberta consomem 280 litros de água.
• Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça.
• Seja breve ao tomar banho.
• Feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
• Ao escovar os dentes, feche a torneira.
• Use racionalmente a torneira e a descarga. A descarga de um vaso sanitário despeja 10 litros de água em 6 segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.

Leave a Reply