
Em Londrina, norte do Paraná, o reaproveitamento da água da chuva está gerando economia para o lava-rápido Sunset Parking. A água filtrada é armazenada em dois reservatórios de 10 mil e 36 mil litros, respectivamente. A proprietária Lucia Theophilo afirma que “a implantação do sistema gerou uma economia anual de R$ 4.000,00”. “Em pouco mais de um ano de utilização do sistema conseguiremos o retorno do investimento” – continua.
Os benefícios ecológicos do sistema começam pela redução da quantidade de produtos químicos utilizados na lavagem dos carros. “Pelo fato de a água de chuva conter menos minerais e não possuir cloro, a formação de espuma e a eficiência dos produtos aumenta, logo a quantidade de produtos químicos pode ser reduzida” – afirma o engenheiro Ricardo Teruo Gharib, diretor da Tekenge Engenharia, empresa especializada na implantação de sistemas de aproveitamento de água de chuva. “Além disso, a empresa deixa de consumir água potável desnecessariamente. Deste modo, contribui para a preservação dos mananciais de abastecimento” – destaca.
Curitiba foi a primeira cidade a aprovar a lei que obriga as novas edificações a captarem a água de chuva e utilizarem nas descargas de vasos sanitários, lavagem de pisos, irrigação de jardins e em outros fins não potáveis. A água de chuva pode ser utilizada em residências, edifícios, instalações comerciais e, principalmente, indústrias.
O sistema gera redução nos gastos com água tratada e, o mais importante, proporciona inúmeros benefícios ecológicos:
# evita que água tratada seja utilizada desnecessariamente para fins não potáveis como irrigação de jardins, lavagem de pisos, piscinas, descargas sanitárias, processos industriais, etc;
# reduz o volume de água captada para tratamento e, conseqüentemente, preserva os mananciais de abastecimento;
# reduz a incidência de enchentes;
# favorece a recarga do lençol freático.
No Brasil já são fabricados equipamentos específicos para o aproveitamento de água de chuva que foram desenvolvidos na Alemanha, líder mundial em tecnologias de preservação ambiental.
Estes equipamentos foram responsáveis pela disseminação da iniciativa, dado que simplificam a implantação do sistema e conferem excelente qualidade para a água de chuva. Por isso, o sistema não fica concentrado nas capitais que sofrem com os problemas de abastecimento, é possível encontrar o sistema também em cidades do interior.
Vantagens do reuso
O sistema de aproveitamento de água de chuva pode ser implantado em qualquer edificação nova ou existente e precisa somente de alguns cuidados para garantir a qualidade da água:
1. o sistema de filtragem deve retirar os materiais orgânicos, para que não haja decomposição posteriormente;
2. o reservatório deve ser fechado, para evitar incidência da luz solar e reduzir a quantidade de oxigênio em contato com a água, pois estes elementos constituem o combustível para a formação de algas.
Nas indústrias, pode substituir a água potável em fins de grande consumo, tais como: resfriamento de equipamentos, irrigação de jardins, lavagem de pisos, higienização de veículos, etc. Além disso, devido as suas características, a água de chuva não gera incrustações nas tubulações e nos equipamentos e elimina os gastos com abrandamento.
Leave a Reply