Torneiras secas

A falta de água, que já é uma realidade mesmo no Brasil, é o pano de fundo do livro dos biólogos Nadia Rita Boscardin Borghetti e José Roberto Borghetti, e do geólogo Ernani Francisco da Rosa Filho, Aqüífero Guarani: A verdadeira Integração dos Países do Mercosul. .

A obra trata do Aqüífero Guarani — formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros — é um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Ele está inserido na Bacia Geológica Sedimentar do Paraná, localizada na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, constituindo-se a principal reserva de água subterrânea da América do Sul.

O trabalho é fruto da associação de conhecimentos de três pesquisadores inquietos e preocupados com o advento de uma crise mundial de água. Eles alertam sobre a importância de toda sociedade se engajar em uma ação permanente de conscientização em favor do uso racional e da preservação de seus mananciais — subterrâneos e de superfície.

Segundo eles, essa crise seria mais complexa do que a energética. Ao contrário da energia elétrica, água é insubstituível.

Nadia, José Roberto e Ernani oferecem dados gerais sobre a disponibilidade e o uso da água no mundo, além das informações mais importantes relativas ao Aqüífero Guarani, como extensão, características geológicas e hidroquímicas, e as aplicações do seu geotermalismo na agropecuária, na indústria e no turismo hidrotermal, além de recomendações para a utilização racional e preservação desse recurso.

Numa linguagem acessível ao grande público, o Aqüífero Guarani não foi escrito só para técnicos. Ele oferece respostas e orientações para estudantes e interessados pelo tema água. Um glossário procura esclarecer palavras pouco usuais no linguajar do cotidiano. Ele vem com um belo kit com oito mapas esquemáticos em acetato para melhor visualização do aqüífero.

Os autores esperam que o Aqüífero Guarani, embora escondido sob a crosta terrestre, possa, num futuro muito próximo, tornar-se visível no desenvolvimento sócio-econômico da região de sua abrangência.

Eles arrematam suas considerações questionando em uníssono: “O que seria melhor aprender? Enfrentar a escassez da água ou evitá-la?”.

Serviço:

O livro tem 216 páginas.

Preço: R$ 40,00

Onde comprar?

Aguaonlineshop

Autores

Nadia Rita Boscardin Borghetti: Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); membro do Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais (GIA), da UFPR; autora do livro Aqüicultura – Uma Visão Geral da Produção de Organismos Aquáticos no Brasil e no Mundo

José Roberto Borghetti:

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Mestre em Ecologia Aquática/Nutrição de Peixes pela University of Washington (EUA); autor de quatro obras sobre Água e Aqüicultura; membro do Comitê Internacional dos Países da Bacia do Prata da Organização dos Estados Americanos (OEA) e Banco Mundial.

Ernani Francisco da Rosa Filho: Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Hidrogeologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Doutor em Hidrogeologia pela Universidade de Wuerzburg, Alemanha; Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Leave a Reply

Your email address will not be published.