Lideranças do Saneamento preparam ação política

Uma ação articulada das principais lideranças políticas da área de saneamento com o apoio dos segmentos que atuam na gestão de recursos deverá emergir das conversações que se realizarão durante o VI Encontro Nacional do Fórum dos Comitês de Bacias Hidrográficas, de 06 a 10 de junho, em Gramado (RS) e da reunião do Fórum dos Secretários Estaduais de Saneamento.

Conforme o futuro coordenador do Fórum, o secretário Frederico Antunes, de Obras e Saneamento do Rio Grande do Sul “a reunião dos secretários vai ser como uma preleção sobre as estratégias para que o time entre em campo para ganhar esta partida”. Ele afirma que esse é o momento adequado para o setor se rearticular.

“Todos estão destacando a importância da água, da gestão de nossos recursos hídricos e do valor estratégico desse insumo. Por isto esta é a hora certa para que o saneamento entre definitivamente na agenda política, em todas as esferas , seja nos Executivos e Legislativos, e instâncias: município, estados e União” reafirma Antunes. Ele lembra que o Rio Grande do Sul está vivendo os 10 anos de vigência da Lei de Recursos Hídricos e que o Governo do Estado, reconhecendo a relevância dessa comemoração, instituiu 2004 como o Ano Estadual das Águas.

Segundo o secretário gaúcho o saneamento tem vivido à mingua de recursos porque há um desinteresse político e muita falta de consciência quanto à urgência e necessidade de recuperar o tempo perdido em termos de investimento, principalmente na área de coleta e tratamento de esgoto. “Além disso, estamos na iminência do envio para o Congresso de uma nova proposta de lei para o setor por parte do Executivo federal que ninguém sabe o que trará” afirma Antunes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.