Alan Christian Martins
A água é uma das principais “engrenagens” que fornecem energia para que o nosso planeta continue vivo. A água é a garantia de existência de todas as espécies animais e, em geral, todos os seres vivos ou quase todos.
A água potável do planeta, em quantidade, só não é maior por causa da falta de consciência das pessoas; as geleiras são outro caso, mas se derretessem suas águas, se misturariam com as águas do oceano.
O mundo já é pequeno para tantos problemas, tentando evitar as guerras por interesses tão banais, sem importância, a água pode, no futuro, causar uma das maiores guerras de todos os tempos, pois ela será muito procurada por todos. Para ter uma idéia , o Rio Amazonas é o maior recipiente de água doce do mundo.Os grandes líderes mundiais, alguns pelo menos consideram o Rio uma propriedade de todos.
Eu, às vezes, não entendo como podemos nos preocupar com riquezas, reinos, povos e exércitos que esquecemos de coisas realmente importantes, como as florestas, os oceanos, a natureza em seu todo que já não são tão respeitados.
Se fosse para acabar toda a forma de vida do planeta pelo único ser racional que nele existe, seria o maior ato de burrice de todos os tempos, pois se nem o homem consegue preservar as nascentes dos rios e conscientizar a todos a grande importância da água é só mais uma história a se encerrar.
Os textos reproduzidos neste espaço foram escritos por alunos da 7a. série C, 8a. série B, da Escola Municipal Dr. José Antonio Navarro Lins, de Joinville (SC), que é dirigida pela professora Claudette de Oliveira Truppell. A supervisora foi a professora Marineide Voss Sell e o professor de Ciências é Daniel Húpalo.
Água é vida
Vanildo Selhorst Danielski
Ás vezes, quando saio com minha família a passear, acontece-me ver o Rio Cachoeira correndo fétido, mórbido e poluído por entre o território de Joinville,e, ao vê-lo, uma tristeza se apossa de mim. Não só pelo o que ele é hoje, mas principalmente pelo o que ele já foi no ano passado.
No passado, os rios do mundo corriam límpidos e frescos pela terra, espalhando a vida por onde passavam com a petulância de quem sabe que é importante.Hoje,devido à insensata poluição humana, eles correm tal como o Cachoeira : fétidos,mórbidos e poluídos por todo o planeta Terra.Perderam o seu poder de dar vida: suas águas, que traziam um fluído cândido e cálido, hoje ostentam a silhueta de um bem natural destruído por vis instintos devastadores.
A pouca quantidade de água doce que ainda temos, vinda de rios, lagos e outras massas hidrográficas, está constantemente ameaçada de acabar sendo poluída irremediavelmente.Ela está à mercê de seres, que não se preocupam com o mal que fazem ao destruir a nossa preciosa fonte vital.Só pensam em utilizar a água para fins lucrativos, crentes que esta sempre haverá em abundância para encher as suas algibeiras de dinheiro.O grande problema é que, se continuar assim, acabaremos com a vida no planeta.
Mas, talvez algum dia, os homens aprendam que a água precisa ser cuidada e conservada para a nossa sobrevivência.E, quando isso acontecer, os rios, os lagos e mananciais poderão voltar a dar a sua água límpida a todos os seres vivos.
Senão, será tarde demais.
Doce água
A água doce está acabando,
Precisamos economizar
Se esbanjarmos água,
Aí ela vai faltar!
Boa parte da água doce
Está aqui no Brasil
Outro países já choram
-Nossa! A água sumiu!
Todos sabem que vamos morrer
Se a água um dia faltar
Pois aí já teremos certeza
De que ela não mais irá voltar!
Os rios estão muito poluídos,
As pessoas quem sujam lá.
Depois vão falar com o prefeito
Que aquilo não dá nem para olhar!
Gente, abra os olhos
E olhe com mais atenção.
A situação do mundo
Logo não terá solução!
( Thiago M. Zanluca / Carlos S. Filho )
Leave a Reply