Bolsas brasileiras para estrangeiros

Agência FAPESP – Estrangeiros interessados em ganhar bolsas de mestrado ou doutorado em universidades brasileiras têm até o dia 30 de junho para entregar suas inscrições. Por intermédio do Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), o Governo Federal vai oferecer auxílio financeiro a não-brasileiros, da mesma forma como é feito com estudantes nacionais.

As bolsas serão oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para se candidatar às bolsas, os interessados não podem ser cidadãos brasileiros, nem mesmo com dupla cidadania, e ainda não devem morar no Brasil. É obrigatória a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

O PEC-PG, que funciona desde 1981, já formou 1.172 mestres e 300 doutores. Os aprovados nessa seleção terão isenção de taxas escolares, auxílio-instalação, auxílio-tese e passagem aérea de retorno, além do valor da bolsa, que é o mesmo que os alunos brasileiros recebem. Os resultados finais serão divulgados até 28 de novembro de 2004.

A lista dos países que fazem parte do programa, bem como o calendário do processo de seleção e divulgação dos resultados podem ser obtidos no endereço eletrônico: www.cnpq.br

Água subterrânea

A ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas em conjunto com o seu Núcleo Centro-Oeste realizará o XIII Congresso Brasileira de Águas Subterrâneas, em Cuiabá – (MT) de 19 a 22 de outubro de 2004.

O Tema Central desta edição será: “A Gestão Integrada e Dinâmica de Aqüíferos: Eficiência e Agronegócio”. Estarão incluídos ainda debates sobre: Uso Sustentável das Águas Subterrâneas; Gestão e Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos; Tecnologias de Construção, Operação e Manutenção de Poços Tubulares; Qualidade das Águas Subterrâneas; Papel das Instituições Publicas no Apoio ao Desenvolvimento da Atividade; Caracterização das Potencialidades Hidrogeológicas do Brasil; Vulnerabilidade de Aqüíferos; Contaminação e Remediação de Águas Subterrâneas; Águas Minerais.

O prazo para recebimento de trabalhos é 30/06/2004. As normas poderão ser encontradas no site www.acquacon.com.br.

Irrigação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a empresa israelense Netafim – que iniciou a tecnologia de irrigação por gotejamento na década de 60 – assinaramm convênio, dia 03/04, para início de pesquisa com o objetivo de buscar a racionalização do uso da água na agricultura irrigada, a partir da região abrangida pelas bacias hidrográficas do Rio Mogi Guaçu e Rio Pardo.

No convênio, participam a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola e o IAC – Instituto Agronômico de Campinas, órgão da secretaria que será o executor do projeto. O valor do investimento será de cerca de R$ 1 milhão, distribuídos entre as entidades parceiras.

O projeto de pesquisa “Otimização do Uso da Água em Sistemas Agrícolas, com base na racionalização da irrigação, no Reuso de Água e Redução do Impacto Ambiental” consiste no estabelecimento de um sistema de gerenciamento hidrometeorológico integrado (sistema de monitoramento das condições de água, quantidade de chuva, umidade do ar, que são utilizados, nesse caso, para definir em que intensidade e em que momento é necessária à irrigação) com base na determinação do consumo hídrico (chamado de Kc) das culturas irrigadas da região.

Leave a Reply

Your email address will not be published.