Rios brasileiros ainda resistem

Exatamente no verão quando as altas temperaturas e as grandes demandas de irrigação exigem mais dos mananciais hídricos a estiagem está mostrando dramaticamente o tamanho da imprevidência com que vêm sendo tratadas algumas das mais importantes bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

O ponto mais eloqüente das denúncias feitas pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo e os demais integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacio Hidrográfica do Rio dos Sinos foram as fotos que revelavam o tamanho e a diversidade de maus usos das terras e das águas.

Lavouras de arroz à beira das margens, retirada de areia quando a vazão está muito abaixo do normal, assoreamento, desmatamentos, deposição de lixo na água, pesca predatória e por aí vão. Como se a rio fosse uma “água de ninguém”!

Mesmo que o Comitesinos, nascido espontaneamento de um movimento da comunidade, já tenha mais de 15 anos de vida – nasceu antes mesmo da Lei de Recursos Hídricos, somente sua ação educadora tem sido insuficiente. Tanto que o secretário chegou a pedir uma ação muito mais punitiva para coibir esses abusos.

A verdade é que este não é um caso isolado. Ele se repete Brasil afora. Se é verdade que a participação da comunidade é importante também se sabe que só a sua ação, isolada e educativa, não é suficiente. Urge uma ação mais efetiva de todos. A estiagem está mostrando que a resistência dos rios está no fim.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

As imagens da agressão

As fotos mostram a degradação na Bacia do Rio dos Sinos. Fotos cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo.

A Vez dos Leitores

Informações

Preciso muito da colaboração de vocês. Gostaria de saber como os países estão resolvendo o problema da preservação da água no planeta, que fatores agravam o perigo de vê-la desparecer e que atitudes são necessárias para impedir a devastação do Planeta Terra.

André

Recebimento

Estou utilizando um programa ANTI-SPAM mas já habilitei o e-mail da Aguaonline. Apesar dessas providências, não estou recebendo as valiosas informações da

Revista impressa

Eu adorei me cadastrar no site de vocês…ainda mais para fazer trabalho é muito ótimo. Eu pergunto se eu posso ganhar revistas grátis em casa? O site é otimo…

Carla Denize Grenzel

Nota de Redação

Para a Carla e demais leitores informamos que a Águaonline existe apenas em versão digital.

Leave a Reply

Your email address will not be published.