
Nairobi/Barcelona/Cidade do México – A cidade de Barcelona, reconhecida por seu compromisso com a cultura e a renovação urbana, centralizará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente 2004, segundo informação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O evento anual do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) que se celebra anualmente em 5 de junho, se estenderá durante os quase cinco meses que dura o Fórum Universal de Culturas, auspiciado pelo Conselho da Cidade de Barcelona, o Governo Autônomo de Catalunha e o Governo da Espanha.
Os visitantes de Barcelona não poderão deixar de ver a enorme usina de energia solar de 10.500 m², localizada no centro do local do Fórum. Os 1,3 MW de eletricidade limpa e verde gerada são suficientes para satisfazer as necessidades de uma cidade de 1.000 habitantes.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, Procura-se Mares e Oceanos – Vivos ou Mortos, não só reflete as atividades em Barcelona, que como parte do Fórum realiza várias atividades relacionadas com os mares e os oceanos; mas também, as atividades importantes do PNUMA no campo do Meio Ambiente marinho e as subsistências costeiras sustentáveis.
Klaus Toepfer, Diretor Executivo do PNUMA, disse que a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD, por sua sigla em inglês), a qual criou um Plano de Implementação com horários e objetivos, havia deixado de lado muitos desafios com relação à pesca, áreas marinhas protegidas, pequenos estados insulares em desenvolvimento e contaminação marinha.
“Houve um momento em que a humanidade via os oceanos e mares como vastos e inalteráveis, capazes de absorver e diluir a contaminação, e oferecer quantidades aparentemente ilimitadas de peixes e outros recursos marinhos”.
“Diferentemente do que acontece com a terra, onde os conceitos de propriedade e manejo foram estabelecidos durante séculos, os oceanos têm sido vistos como verdadeiras áreas de vida selvagem, sem dono algum e livres para todos”, acrescentou Toepfer.
“Isso era válido em um mundo, não há muito tempo, onde uma mega cidade costeira tinha milhares em lugar de 10 milhões de almas. Entretanto, o crescimento da população global, onde mais de 40% agora vive na zona litorânea, ligado as habilidades de caçar mais rápido e mais longe para obter maiores quantidades de recursos marinhos vivos, agora já não podemos tratar os mares e oceanos como livres para todos, descuidados e mal manejados”, disse Toepfer.
Joan Clos, prefeito de Barcelona, disse que, “o Dia Mundial do Meio Ambiente será uma celebração chave para o Fórum Universal de Culturas. Seu enfoque na paz, sustentabilidade e respeito pela diversidade cultural reflete os assuntos globais que enfrenta nosso mundo, dos quais, os mares e oceanos e os povos, que estão ligados a eles, são uma parte muito importante”.
O PNUMA aproveitará a ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente em Barcelona para lançar seu novo Concurso Internacional de Fotografia, patrocinado pela Canon.
O concurso, com os temas de “Enfoca-te em teu mundo” e “Celebrando a diversidade”, busca incrementar o alerta em temas de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável.
Gráficos: UNEP (2002), Vital Water Graphics – An Overview of the State of the World`s Fresh and Marine Waters. UNEP, Nairobi, Kenya. ISBN: 92-807-2236-0
Cobrança da água
A Câmara Técnica de Cobrança do CNRH convida a todos para participarem da oficina – A cobrança pelo uso da água – fluxos de arrecadação e aplicação de recursos que será realizada nos dia 09 e 10 de março no Auditório do IBAMA (Brasília).
O objetivo dessa oficina é discutir alternativas para os fluxos de arrecadação e aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, visando assegurar seu integral retorno às respectivas bacias hidrográficas onde foram gerados e tendo em vista um sistema de gestão dos recursos hídricos descentralizado e participativo.
A programação preliminar e a ficha de inscrição estão disponíveis na seção de novidades do site do CNRH www.cnrh.srh.gov.br.
Sistema pré-pago
Direito à Água: Sistema pré-pago e os Impactos aos consumidores é o tema do Seminário que o Instituto de Defesa do Consumidor – Idec, realizará no dia 15 de março no Auditório do Instituto Polis, em São Paulo. Segundo o Idec, “o sistema de pré-pagamento da água já está em fase de teste em algumas companhias estaduais de saneamento, mas ainda não foi alvo de uma análise sob o ponto de vista social”.
Alguns dos temas a serem analisados são:
Água: um direito do Consumidor Tema do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – Marilena Lazzarini – coordenadora institucional do Idec e presidente da Consumers International.
O panorama na América Latina – José Vargas – Diretor do Escritório da Consumers International para a América Latina e Caribe.
CNBB – Água fonte de vida – Campanha da Fraternidade 2004 – Luiz Antonio de Souza Amaral – Representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
Tecnologia do sistema pré-pago – Experiências no Brasil e no Exterior coordenador do Painel –professor Ricardo Toledo
Saneatins – Cia de Saneamento do Estado de Tocantis
Saneago – Cia de Saneamento do Estado de Goiás
Sabesp – Cia de Saneamento do Estado de São Paulo
Public Citizen – EUA
Leave a Reply