
Um programa de educação ambiental, executado pela Petrobrás em 12 praias do Litoral Sul, para sensibilizar moradores locais e veranistas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, saneamento básico e do uso racional de água, está movimentando o veraneio. Nos últimos três anos ea empresa investiu R$ 18 milhões em programas ambientais, entre eles os de preservação de espécies ameaçadas de extinção, como as baleias franca e jubarte, o peixe-boi e a tartaruga marinha. Nas tendas estão sendo distribuídas cartilhas com noções de proteção ao meio ambiente. O espaço também tem fórum para apresentação de palestras e debates. As conclusões serão reunidas e encaminhadas a autoridades governamentais, apresentando soluções e sugerindo convênios para a execução das propostas.
Na praia de Atlântida, no litoral gaúcho, foram montadas tendas na beira da praia para a realização de atividades de lazer e recreação para adultos e crianças, espaço zen e virtual, com acesso a computadores, e palestras sobre meio ambiente. A parceria é com a ONG Farol da Terra, que está aplicando uma pesquisa para avaliar o grau de informação da população sobre as questões ambientais (veja na página de Opinião o questionário). Para o dia 16 de fevereiro está programado um seminário sobre Água e Saneamento Básico, às 9h30min.
Segundo a presidente da ONG Farol da Terra, Maria Lúcia, a proposta é ampliar a informação sobre as questões relacionadas à água, o saneamento básico e o meio ambiente litorâneo. “Nosso litoral é peculiar, por causa da interligação das lagoas, fonte vital para todo o ecossistema e para o próprio desenvolvimento econômico e turístico da região”, diz.
Uma das questões urgentes é esclarecer sobre o desperdício com o uso de mangueiras, lavagens de carros e regagem de gramados com aspersores que muitas vezes ficam o dia inteiro ligados.
No litoral catarinense, o lançamento foi na praia central de Balneário Camboriú e ficará aberto ao público, diariamente, das 11h às 20h, até o dia 15 de fevereiro. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a ONG Grupo Pau-Campeche. Entre as atividades programadas estão palestras, oficinas infantis de educação ambiental e outras ações identificadas com o tema água.
Santa Catarina
No Balneário Camboriú, as atividades principais acontecem na tenda grande, onde os moradores e veranistas podem assistir a CD interativo sobre questões relacionadas com a água em Santa Catarina. Por meio de computadores disponibilizados pela Petrobras são mostrados pontos turísticos, opções de ecoturismo e de prática de esportes radicais na água.
O material também apresenta os principais rios do Estado e os problemas que afetam as bacias hidrográficas, tais como poluição, destruição da mata ciliar, comprometimento dos mananciais para abastecimento de água, saneamento básico, salinização, tratamento da água, assoreamento dos cursos de água, e aspectos do ambiente marinho, manguezais, restingas, entre outros. Também são mostrados kits de análise de água de diversas procedências.
Corsan
Também a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) desenvolveu atividades nas praias com distribuição de água, viseiras e sacolas e brincadeiras e recreação para crianças.

Águas do Brasil
Dotado de uma extensa rede hidrográfica, o Brasil é ainda privilegiado por um clima excepcional que assegura chuvas abundantes e regulares em boa parte do seu território. O País dispõe de 15% da água doce existente no mundo. No processo de reciclagem, a quase totalidade dessas águas é recolhida pelas seis grandes bacias hidrográficas: Amazonas, Tocantins, São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai. Dos 110 milhões de brasileiros residentes em centros urbanos, apenas 40 milhões dispõem de redes de esgotos.
Destes, uma minoria de 4 milhões tem seus esgotos tratados, antes que a água retorne ao leito dos rios. Estima-se que 10 bilhões de litros de esgoto são lançados por dia, no solo ou nos cursos d`água.

Escassez
Além de ser um elemento vital para a existência da vida na terra, a água é um bem mineral que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, produção de energia, navegação e os processos de saneamento ambiental. Presente em rios, lagos e lençóis subterrâneos, a água doce corresponde a menos de 0,3% do volume total do produto existente no planeta.

Leave a Reply