Continente prepara celebração da água

Ao divulgar o documento-base para a celebração do Dia Interamericano da Água as entidades promotoras do evento nas Américas – Aidis, OPAS-OMS, CWWA, OEA, Pnuma/Orpalc e Cepal – alertam para a importância de garantir suprimento de água segura a toda população. A declaração é a seguinte:

“Este ano o lema do DIAA – 04 de outubro – é reflexivo e tem caráter de premonição: A água é um bem vulnerável. Vamos cuidar bem dela! É um alerta sobre a necessidade de cuidá-la, de assegurar sua qualidade, de promover sua gestão integral, de fazer bom uso dela e de impedir que se converta em uma fonte de doença ou morte.

Em âmbito mundial, e particularmente nos países da América Latina e do Caribe, a gestão da água é um tema vital. Vital porque devemos reverter a situação a que estão submetidas milhões de pessoas que não têm acesso a serviços de água potável. Vital porque milhares de famílias carecem de serviços de esgotamento sanitário adequado. Vital porque os serviços ainda são deficientes e não asseguram água de qualidade. Vital porque devemos evitar que continuem ocorrendo mortes evitáveis entre as crianças da Região. Vital, em suma, porque cada vez temos maior consciência de que o suprimento de água segura é essencial para o desenvolvimento de nossos países.

Embora reconheçamos a magnitude destes problemas, nesta oportunidade estamos satisfeitos pela assinatura dos recentes acordos estabelecidos internacionalmente e instituídos como Objetivos do Milênio. A partir da ação institucional de cada um dos parceiros da iniciativa do DIAA, eles serão tornados objetivos comuns para que seja alcançado seu cumprimento.

Sabemos o quanto é difícil esta tarefa, mas também estamos conscientes de que agora que as agendas de desenvolvimento colocaram a água no centro do debate, o compromisso é de todos. O lema deste ano faz uma advertência muito verdadeira sobre a água: ela é um bem vulnerável. Ter presente esta condição demandará criatividade e esforço. Confiamos com otimismo em que cada um de nós fará o que lhe cabe para alcançar esse objetivo”.

Associação Caribenha de Água e Águas Residuais (CWWA)

Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS)

Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL)

Organização dos Estados Americanos (OEA)

Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial de la Saúde (OPS/OMS)

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Representação Regional para América Latina e Caribe (PNUMA/ORPALC)

Aesabesp promove seminário

A Associação do Engenheiros da Sabesp promove nos dias 03 e 04 de setembro, na cidade de Lins, o III Seminário Estadual de Controle Sanitário e Ambiental. Entre os temas s serem tratados estão:

Tratamento de Esgotos

“Uso da Flotação em Tratamento de Esgotos” – Palestrante : Pedro Além Sobrinho

“Decaimento de patógenos em biossólidos estocados em valas e em biossólidos submetidos à secagem em estufa agrícola” – Palestrante : João Baptista Comparini

Tecnologia

“Kanasan – Tubo coletor de esgoto PEAD” –

Palestrante : Eduardo Bertella – Kanaflex S/A Ind. Tubos;

“Gestão de medição – Uma experiência com a Vice-Presidência Interior da Sabesp e LAO Indústria”

Palestrante : José Roberto Baptistella – LAO Indústria

“Sistema de gerenciamento para redes de água, esgoto e drenagem de águas pluviais” – Palestrante : Luiz Fernando Oliveira Silva – CTGEO

Gestão

“Sistema de disponibilização de informações cadastrais técnicas e comerciais via Intranet” – Palestrantes : Luiz C. Rodrigues e Vitor E. Felício

Institucional

“Situação quanto ao cumprimento da Portaria 1469 nas Empresas Estatais” – Palestrante : Orlando Antunes Cintra Filho

Educação ambiental

“Visão Sistêmica da água – Uma abordagem interdisciplinar em Educação ambiental” – Palestrante : John Emílio Taton

Meio Ambiente

“Licenciamento ambiental no Estado de São Paulo” – Palestrante: José Maria Morandini Poliello

Direito Ambiental

“Panorama geral do Direito Ambiental Brasileiro”

Palestrante : Tiago Trentinella Morais da Silva – Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Paralelamente haverá uma feira de materiais e equipamentos para saneamento.Informações: lcais@sabesp.com.br

Recursos hídricos

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos convida para a Jornada de Discussão sobre “Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos: Evoluções e Aperfeiçoamentos” que acontecerá em Brasília, no próximo dia 12 de setembro.

Programa:

Sessão 1: Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – O que falta fazer? Comentários à Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997: Aspectos mais importantes; Processo de elaboração; Lacunas (e contradições) existentes.Considerações sobre a regulamentação de serviços públicos delegados e do uso de bens públicos: Serviço público; Delegação; Regulamentação; Uso de bens públicos.

Expositor: Renato Leme Lopes, Consultor/DF

Sessão 2: “Regulação na Área de Recursos Hídricos”

O que é regulação? Quais os tipos de regulação? Que similaridades existem entre a regulação econômica e a regulação ambiental.

Expositor: Paulo Cesar Vaz Guimarães, FUNDAP/SP

Informações: ABRH-Gestao-owner@yahoogrupos.com.br

Água subterrânea

O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas promovem, no próximo dia 11 de setembro a mesa-redonda A Exploração da Água Subterrânea em Centro Urbanos. O objetivo discutir alguns destes problemas e apontar algumas soluções:

Palestras:

O futuro da exploração das águas subterrâneas em cidades brasileiras – Ricardo Hirata – professor do Instituto de Geociências da USP;

O problema do abastecimento em grandes centros urbanos- Mônica Porto professora da Escola Politécnica da USP;

A situação da perfuração dos poços tubulares no Estado de São Paulo e a necessidade de obras de qualidade. Luciano Leo Jr (Jundsondas Poços Artesianos)

A compatibilidade da exploração das águas subterrâneas em áreas com potencialidade de contaminação – Elton Gloeden – Assessoria Técnica da Presidência da Cetesb;

A outorga é um instrumento suficiente para evitar a superexploração? – Leila de Carvalho Gomes – diretora de Procedimentos de Outorga e Fiscalização do Departamento de Águas e Energia Elétrica

Local: Instituto de Geociências – Universidade de São Paulo – Rua do Lago 562. Cidade Universitária. São Paulo (SP). Informações e Inscrições gratuitas:

e-mail: eventosigc@edu.usp.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.