Geraldo André Susin –
Edição 171 – 15 a 21/08/2003
Bacia hidrográfica
Bacia hidrográfica é um conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. A idéia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência de nascentes e divisores de águas.
Apesar da importância do cuidado com as águas, esta é uma questão que vem despertando, aos poucos, o interesse da população. As instituições governamentais já estão estruturadas e as organizações não governamentais possuem um bom nível de MOBILIZAÇÃO.
Não basta, porém, ficar esperando que essas entidades assumam responsabilidade total para deliberar o que deve ou não ser feito. Todos nós somos consumidores em níveis diferentes. Compramos produtos, que acabam sendo despejados na nascente do manancial localizado em nossa casa: o tanque, a pia, o ralo e o vaso sanitário. Os consumidores eliminam por ali todos os líquidos indesejáveis contaminando a água dos rios. A responsabilidade na preservação e proteção da água é também de cada indivíduo, que deve aglutinar-se com outros membros para formar um grupo de defesa e conscientização local. O resultado do pleno exercício da cidadania é a MOBILIZAÇÃO.
Para que haja uma real garantia na qualidade, quantidade e perpetuidade da água, solucionando os problemas da poluição, escassez e conflitos pelo seu uso, é fundamental que se estabeleça um intercâmbio cultural dentro de uma bacia e entre elas. Desta forma, estaremos fortalecendo o Movimento Ecológico Gaúcho (MEG) com a formação de redes de comunicação entre as organizações, utilizando as bacias hidrográficas como base para o planejamento desta comunicação integrada. A comunicação MOBILIZA.
Autor
Geraldo André Susin é presidente da ALGA – Associação Livre para Gerenciamento Ambiental -www.alga.org.br
Leave a Reply