
Em tempos de discussão sobre a escassez dos recursos hídricos é interessante visitar o site – www.aguadechuva.com que mostra os vários aspectos da utilização da água chuva, oferece dicas valiosas, defende o uso racional e esclarece o visitante sobre este tema. Veja alguns exemplo:
Precipitações no Brasil
“Felizmente a maior parte de nosso território tem bom índice de precipitações pluviométricas. Mas mesmo regiões menos aquinhoadas, como o semi árido nordestino, pode se valer desta fonte, e realmente já o fazem”.
Precauções necessárias
Algumas precauções precisam ser tomadas antes de implantar um programa de aproveitamento de água da chuva para beber. Cumpre verificar se no entorno da sua casa existe algum vizinho emitindo continuamente poluentes atmosféricos que possam comprometer sua coleta.
Para água, pela MS 1469/2000, existem vários VMP (Valores Máximos Permitidos) para diversos metais, elementos e compostos químicos que não são usualmente controlados no ar.
Aspectos fundamentais para qualquer projeto:
Situação geográfica (o programa subentende dados de precipitação pluviométrica de pelo menos 15 anos seguidos);
Área do telhado captador, se já existente, e material do mesmo (telhas de barro, plástico, etc);
Número de usuários;
Consumo do usuário em ℓ/dia; pode ser algo como 50ℓ/dia (1,5m³/mês), 150 ℓ/dia (4,5m³/mês) ou mesmo 1.200 ℓ/dia (36m³/mês), por pessoa.
O programa determina o volume do reservatório de água, para uma área de telhado existente; no caso de construção nova ou ampliação, determina a área do telhado, e o correspondente volume do reservatório; o volume de descarte do Separador de Primeiras Águas.
Quem usa? Onde mais usar?
Alguns usuários: USA, (principalmente Texas, Hawaii, US Virgin Islands), Japão, os Tigres Asiáticos como Hong Kong e Malásia, a Índia, e o Semi-Árido do Nordeste do Brasil, são alguns usuários modernos da Água de Chuva para uso humano, inclusive para beber.
Se houver espaço disponível, é possível instalar uma “cobertura agrícola” para captar um suprimento extra de água.

Exemplo
Exemplo: uma casa com telhado de telhas de barro, com 2 moradores, que consomem cada um 150 litros/dia, ou seja, 4.5m³/mês. O programa informa que são necessários de 120 a 150m² de telhado, a caixa d’água terá 54,3m³, que pode ser um tanque cilíndrico com eixo vertical de 4,8m de diâmetro e altura 3,0m, de alvenaria cintada (tipo barril), impermeabilizado internamente com produtos modernos e eficazes, ou três caixas de 20m³ cada.
Leave a Reply