América Latina analisa qualidade do ar

Mais de 800 técnicos so setor de saneamento ambiental, com ênfase de atuação na área de qualidade do ar estão sendo esperados no III Congresso Interamericano de Qualidade do Ar, que acontecerá de 23 a 25 de julho de 2003, no Campus da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, no Rio Grande do Sul.

O evento, que ocorre pela primeira vez num país da América do Sul, é uma realização da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS). Os debates serão em torno das ações de controle, monitoramento e prevenção, paralelamente a programas de vigilância da qualidade do ar e seus impactos sobre a saúde das populações. Também buscarão difundir as novas tecnologias relacionadas com o tema como a redução e monitoramento das emissões de material particulado e gases poluentes.

A contaminação do ar é uma ameaça aguda, acumulativa e crônica para a saúde e o meio ambiente. As estatísticas mostram que um número significativo de habitantes, cerca de 1,5 bilhão ou 25% da população mundial, ainda está exposto a altas concentrações de poluentes do ar. No Brasil, é estimado que na cidade de São Paulo, cerca de 20.000 mortes adicionais por ano ocorram por um descontrole da poluição do ar e uma pesquisa realizada durante dois anos na cidade, demonstra que 4 ou 5 dias depois que medições alertam para um aumento da poluição, o número de crianças com doenças respiratórias atendidas no Hospital da Criança, aumenta em 20%.

Os atuais problemas do meio ambiente como as mudanças climáticas, a diminuição da camada de ozônio e o transporte transfronteiriço de poluentes também afetam a qualidade do ar entre os países.Sobre os efeitos da poluição atmosférica à flora, sabe-se que na Europa já foram destruídas florestas inteiras por altas emissões de dióxido de enxofre.

O Banco Mundial (1998),através de seu relatório sobre as emissões atmosféricas no Brasil, constatou que a Região Metropolitana de Porto Alegre ocupa a quinta posição no País em quantidade de Partículas Inaláveis (PI10). A maior fonte de Partículas Inaláveis (PI10) origina-se da emissão de veículos automotivos (77% das concentrações), enquanto que as grandes indústrias são responsáveis por 21% das emissões deste poluente.

A programação do Congresso constará de palestras, apresentação de trabalhos e mesas-redondas enfocando a Qualidade do Ar em seus múltiplos aspectos: em ambientes externos; em ambientes públicos fechados; as tendências tecnológicas para a redução das emissões veiculares; as conseqüências da poluição sobre a saúde pública e ocupacional; os impactos no uso de energias alternativas e convencionais; a importância da Amazônia na mudança climática; a análise de moradias aparentemente saudáveis que se transformam em edifícios doentes e as convenções internacionais sobre a qualidade do ar.

Informações adicionais: www.abes-rs.org.br/qualidadedoar

Biotecnologia e Nutrição

Biotecnologia e Nutrição é o tema do livro que acaba de ser lançado pela editora Nobel em parceria com o CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia – é uma organização não-governamental, associação civil, sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas sobre a biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema.

Os autores, Neuza Brunoro, nutricionista e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais – ex-chefe do Departamento de Nutrição daquela instituição – e Aluízio Borém, engenheiro agrônomo e professor da UFV, reúnem, na obra, temas que vão de nutrição e saúde até segurança alimentar e bioética. O livro contém, ainda, informações sobre as plantas GM que estão sendo avaliadas para comercialização no Brasil.

Água e agricultura

A Embrapa Meio Ambiente, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove, de 16 a 17 de setembro de 2003, no Auditório da Unidade, em Jaguariúna, SP, o I Workshop sobre água, agricultura e meio ambiente no Estado de São Paulo. O evento visa promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e técnica, interessadas e envolvidas com a questão dos recursos hídricos, agricultura e meio ambiente, oferecendo oportunidades para as trocas de experiências, incentivos para o questionamento, ampliação do conhecimento e proposição de ações futuras.

Local do evento: Auditório da Embrapa Meio Ambiente, Rodovia SP340, km – 127,5 – Bairro Tanquinho Velho, Jaguariúna – SP. Informações: Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Meio Ambiente:sac@cnpma.embrapa.br

www.cnpma.embrapa.br

Esgoto condominial

A Aidis-Peru promove nos dias 17 e 18 de julho um seminário sobre Sistemas Condominiais: um novo modelo para solucionar os problemas de déficit de cobertura dos serviços de saneamento. O evento será no Cepis – Los Piños, 259 – Lima – Peru.

Concurso infantil

Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições ao concurso de redação da CPRH Era uma vez… e o resto você fez, sobre o tema meio ambiente. O concurso se destina a estudantes de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental e irá premiar os autores dos três melhores textos com dois televisores e um aparelho de som portátil. Os interessados podem fazer suas inscrições no Portal da CPRH, através do formulário on line. O concurso tem o apoio das empresas Alcoa, Philips e Celpe. Essa história pode ter um final feliz: você como vencedor! Participe.

www.cprh.pe.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.