Águas para a paz

Direto do IV Seminário Internacional sobre Água, saúde e Comunicações – Santiago (Chile)

Enquanto em vários fóruns se fazem alertas sobre o perigo de uma terceira guerra que teria como motivo a água, no primeiro dia de debate do seminário internacional que reúne comunicadores e especialistas de toda a América Latina e Caribe, que se realiza na capital chilena, Santiago, emergiu uma outra visão. Ela coloca a água como um elemento de união, de solidariedade, de cooperação entre os povos.

E não é difícil sonhar com a possibilidade de que estruturas semelhantes aos Comitês de Bacias, cujo espírito é a união e cooperação de usuários, órgãos públicos e especialistas em torno da gestão do recurso disponível, possam se estabelecer entre países que compartilham uma mesma fonte de abastecimento.

Assim como, deveria, acabar a guerra idiota entre Estados e municípios para ver quem ganha a guerra da titularidade dos serviços de saneamento. Em lugar da disputa deveria se estabelecer a cooperação; em lugar da disputa entre usos deveria se estabelecer a solidariedade; em lugar de cada um querer tirar a sua parte sem se importar com os usos dos demais deveria haver um esforço conjunto para a melhoria da qualidade o que pode ampliar a quantidade e os usos.

O importante na concretização desse sonho é dar o primeiro passo.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos leitores

Matérias em destaqueA partir dessa edição vamos destacar as matérias que receberam maior número de recomendações de leitores para que seus amigos as leiam. Na edição 162 recebeu esse destaque a publicação, na página de Legislação, do modelo de contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgoto, elaborado pela Agência de Regulação do Estado do Ceará.

Outros dois temas foram bastante sugeridos:

A página de Meio Ambiente com a chamada sobre o Prêmio de Átila do Meio Ambiente concedido ao presidente dos Estados Unidos, George Bush e a página de Saneamento

Qualidade da água

Queria agradecer pela publicação das matérias sobre a Feira de São Paulo e os debates relacionados com o tema de qualidade da água no IV Congresso da Aidis. Essa é uma prestação de serviço superimportante da Aguaonline pois nem todos nós da área de saneamento podemos estar presente nos eventos. É uma maneira de nos mantermos atualizados e podermos debater os assuntos em nosso ambiente de trabalho.

Jorge Lucas Pereira – engenheiro – São Paulo

Aguaonline

Quero agradecer pela atenção mandando edições da Aguaonline, com matérias de suma importância para meu trabalho. Queria pedir que me mandasse mais uma vez o Art.º 54 das Normas de Prestações de Serviços (matéria: Desperdiçar água na Venezuela é delito – edição nº152). Obrigado mais uma vez pela sua atenção e compreensão.

Felipe Fraga – Departamento de Saneamento da Cidade – Vitória – ES

Defesa da ANA

Agradeço a atenção dada com a matéria publicada. Ficou muito boa a edição na página. O site todo é muito legal, parabéns. É uma pena que questões como essa não ganham grande repercussão no cenário jornalístico brasileiro. A questão da suspensão do concurso colocou os 110 aprovados, nos quais me incluo, em uma situação muito complicada, pois como ela se deu às vésperas da apresentação em Brasília, muitos já haviam se demitido de seus empregos e/ou transferido suas famílias para Brasília. Isso já faz quase dois meses e nenhuma solução ou informação foi repassada pelo governo.

Se órgãos como a ANA não possuírem a estrutura de pessoal e meios, além do apoio inconteste do governo, as políticas de gestão sobre o meio ambiente não poderão ser implementadas a contento. Esperamos que manifestações como esta possam sensibilizar os administradores públicos de forma que sobressaia-se nesse contexto a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente como um todo.

Cláudio Bielenki Júnior – Eng. Cartógrafo – Mestrando em sensoriamento remoto

Leave a Reply

Your email address will not be published.