Uma ampla abordagem dos problemas críticos que envolvem a ação do homem sobre o ciclo hidrológico terrestre, como os impactos sobre a quantidade e qualidade das águas decorrentes dos usos múltiplos, e a necessidade de uma gestão integrada das bacias hidrográficas pode ser obtida com a leitura do livro Água no Século XXI – Enfrentando a Escassez , de José Galizia Tundisi, que já pode ser encontrado nas livrarias ao preço de R$ 38,90.
O livro, com prefácio do professor Carlos Tucci, do IPH-UFRGS, apresenta os problemas dos recursos hídricos mesclando a tradicional descrição do conhecimento básico com a realidade prática em que a interdisciplinaridade dos diferentes enfoques é essencial. A variedade de informações disponibilizadas pelo autor em nível nacional e internacional permite avaliar os diferentes cenários para os diferentes sistemas hídricos, visando seu adequado uso e conservação. A discussão engloba os aspectos econômicos dos usos múltiplos e do ciclo das águas, as relações entre saúde humana e a qualidade das águas e a necessária organização institucional e gerencial para fazer frente às demandas, às crises de abastecimento e aos conflitos nacionais e internacionais.
Em 11 capítulos, e mais apêndice, glossário e bibliografia, o mundo da água vai sendo apresentado ao leitor, partindo do Capítulo 1: A Água e os Sistemas de Sustentação à Vida , passa pelo ciclo hidrológico, usos múltiplos de águas superficiais e subterrâneas, a crise da água, eutrofização e suas conseqüências, a situação dos recursos hídricos no país, planejamento e gestão, legislação, água e economia, formação de recursos humanos, culminando com o capítulo 11: Água no terceiro Milênio: Perspectivas e Desafios.
O autor, José Galizia Tundisi, é limnólogo e desenvolve pesquisas sobre mecanismos de funcionamento de lagos, rios, reservatórios e estuários no Brasil, especialmente em regiões tropicais e subtropicais tendo atuado como consultor em 38 países nas áreas de Limnologia, gerenciamento de recursos hídricos, recuperação de lagos e reservatórios e planejamento e otimização de usos múltiplos de represas. Publicou 300 trabalhos científicos e 15 livros nas áreas de limnologia, gerenciamento de recursos hídricos e ecologia de ecossistemas aquáticos neotropicais. Foi presidente do CNPq por quatro anos (1995-1999).
Em sua opinião, expressa nas considerações finais do livro, “ a solução para os problemas da água está, por um lado, nos avanços tecnológicos necessários e por outro, nos avanços políticos, gerenciais e de organização institucional em nível de bacias hidrográficas, consórcios de municípios, bacias interestaduais e bacias internacionais”. Ele afirma ainda que “quando a compreensão do problema for mais profunda e estiver disseminada por toda a sociedade, a segurança coletiva e a segurança individual relacionada à água estarão garantidas, proporcionando alternativas de melhor qualidade de vida e maior capacidade produtiva a milhões de pessoas”.
Resumo:
Rima Editora/Instituto Internacional de Ecologia – www.iee.com.br
248 páginas
Educação Ambiental
Acontece nos dias 10 e 11 de junho no auditório da Unisc , em Santa Cruz do Sul (RS), o 1º Seminário Estadual e o 4º Regional de Educação Ambiental. Promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gerenciamento de Recursos Hídricos da UNISC e Corsan de Santa Cruz. Os eventos terão como tema A Gestão de Recursos Hídricos. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de maio através dos sites www.comitepardo.com.br e www.unisc.br, ou no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gerenciamento de Recursos Hídricos, bloco 1, sala 105, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3717-7460 e 3717-7470 ou e-mail>val@unisc.br.
Fonte: CREA-RS
Licenciamento para postos de gasolina
O Instituto de Gestão Ambiental promove, nos dias 26 e 27 de junho, em Curitiba (PR), um curso sobre Licenciamento e Remediação em Postos de Combustíveis”. O curso visa orientar sobre a Resolução CONAMA 273 que determina a obrigatoriedade de licenciamento ambiental para os postos – e as regulamentações do Estado no mesmo tema.
Maiores informações no site: www.ambiental-e.com.br ou pelo e-mail: ambiental-e@ambiental-e.com.br
Leave a Reply