Menos debates, mais ação

É positivo que os promotores do Fórum Internacional das Águas, programado para acontecer em outubro no Rio Grande do Sul, estejam preocupados em que o evento resulte em propostas concretas para soluções dos problemas da água e do saneamento no Brasil.

Milhões de páginas, centenas de eventos e palestras, dezenas de artigos já foram escritos e ministrados no país afora. Inúmeras cartas de intenções já rodaram os quatro cantos do Brasil mostrando e denunciando as calamitosas condições sanitárias e seus reflexos em todos os campo, das condições de vida à pobreza, do subdesenvolvimento à segregação.

O que precisamos é mais ação e menos discursos, denúncias e cartas de intenções.

O que se nota a cada evento, cada fórum, cada congresso que o trabalho mais importante, aquele invisível destinado a dar sentido concreto ao que foi debatido e acordado fica relegado a terceiro plano ou o que é pior: nunca é feito. Quando muito se destina a anais que quando muito servem para enfeitar as prateleiras e dar visibilidade à participação.

E no próximo encontro, em lugar de se retomar o que já está consensado e avançar, se volta ao ponto inicial e se repetem as mesmas denúncias e propostas com roupagem modernizada.

Louva-se aqui a intenção da Secretaria de Obras e Saneamento do Rio Grande do Sul se ela conseguir imprimir a esse evento essa nova orientação e der ao trabalho posterior de levar o discurso à prática a mesma ênfase e importância que está sendo dada à preparação do evento.

Boa leitura!

Cecy Oliveira

A Vez dos Leitores

Água da chuva

A Ana Paula de Andrade quer desenvolver um trabalho sobre “reaproveitamento de água de chuva”, conforme solicita informações. A Embrapa Semi-Arido está promovendo o 4o Simpósio Brasileiro de Captação de Águas de Chuva, que se realizará em julho próximo. Sugiro que a Ana consulte nossa homepage para obter mais informações sobre este evento. Através da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC), cuja homepage pode ser acessada por meio da nossa página, ela poderá conseguir os trabalhos dos eventos anteriores. Quaisquer informações, me coloco à disposição,

Homepage: Embrapa

Luiza Teixeira

Saneamento

O saneamento básico é uma questão a ser verificada pois milhares de pessoas morrem por causa disso. Se a União Européia ajudar os países pobres será uma medida muito acertada.

Murilo Lustosa

Recursos Hídricos como mercadoria

Aqui em Manaus, vários igarapés de águas limpas e cristalinas viraram esgotos. Vejo que a falta de políticas públicas é o que mais compromete os recursos hídricos em áreas urbanas. Que desperdício!

James Alberto dos Santos Ribeiro

Água fora dos padrões

Gostaria que vocês lançassem um artigo sobre os malefícios que o consumo de água fora dos padrões fisico-químicos, pode causar aos seres humanos. Principalmente uma água com um teor alto de manganês, nitrato, alumínio, chumbo, etc.

Valmir Peixoto

Leave a Reply

Your email address will not be published.