Atualmente, no Brasil, 20 crianças com menos de quatro anos morrem diariamente por falta de saneamento básico e 10 milhões de pessoas não contam com abastecimento de água.
Esses dados alarmantes, fornecidos pelo IBGE, motivaram a Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados) e a Clorosur (Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados) a lançar, em parceria com a Família Goldschmidt, a campanha “Água + Cloro = Saúde”, na segunda fase da expedição “Giro pela América”.
A campanha tem como objetivo levar aos confins do Brasil e Venezuela informações sobre higiene e saúde, tratamento e reciclagem da água, além dos benefícios que o cloro traz à vida moderna.
A Família Goldschmidt percorrerá em um motor home, durante pouco mais de 400 dias o Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro e a Venezuela reforçando a importância do saneamento básico e a relação inseparável entre água com qualidade e a saúde na promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Durante a campanha, serão feitas palestras em escolas e contatos com prefeituras, secretarias de educação e saúde e vigilância sanitária. Estas ações visam conscientizar os governantes e educadores sobre a importância dos cuidados com a água e alimentos para o bem-estar da população.
Os responsáveis pelo abastecimento de água são, em realidade, os responsáveis pela vida da população.
Para as comunidades, serão distribuídos materiais educativos, gibis, folhetos, cartazes e brindes. Ainda como parte da campanha está prevista a distribuição gratuita de hipoclorito de sódio, para tratamento da água, destinado às prefeituras das cidades mais carentes.
Registro
Toda a expedição será registrada por vídeos, fotografias e reportagens feitas por Peter Goldschmidt, a mulher Sandra e os filhos Peter Eric (12) e Ingrid (10). A família partiu dia 1º de novembro, de São Paulo, da Adventure Fair 2002 – Feira de Esportes e Turismo de Aventura, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O retorno da Família está previsto para março de 2004.
700 mil pessoas
Estima-se que na expedição, 700 mil pessoas sejam atingidas direta ou indiretamente pelas ações da campanha “Água + Cloro = Saúde”. A Família percorrerá 18 estados brasileiros e todos os estados da Venezuela, alcançando 70 cidades nos dois países.
Leave a Reply