
Neste 5 de outubro se completaram 10 anos de celebração do Dia Interamericano da Água – primeiro sábado do mês de outubro – em todo o continente latino-americano com uma novidade que é a designação de um país como Capital da Água no continente.
A iniciativa partiu do Grupo Internacional de Coordenação (GIC) da iniciativa do DIAA composto pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Associação Caribenha de Águas e Águas Residuais (CWWA), CEPAL, OEA, OPS/OMS, PNUMA e outros que se uniram a este esforço.
De acordo com a iniciativa estão sendo buscados fundos para a celebração do Dia da Água no País Capital, sendo a estratégia a de apresentar perfis de projetos que beneficiem diretamente a pessoas que têm problemas em suas localidades seja de acesso, qualidade ou contaminação de corpos de água.
Com esse objetivo El Salvador compôs um Comitê Nacional e como estratégia a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) apresentou a proposta de serem formulados 100 projetos para dar uma orientação ativa ao fato de ser Capital de Água de 2002 e aproveitar esta designação para buscar financiamento para esses projetos.
A idéia em nível nacional é realizar a maior quantidade de atividades durante o ano de designação de Capital da Água, durante o período de outubro de 2002 a setembro de 2003, de forma que se demarquem todas as áreas onde se deve trabalhar para melhorar as condições de acesso e a qualidade da água em El Salvador.
O país passou por um período de conflito interno (1979-1992), sofreu os efeitos do furacão Mitch em 1998, que causou inundações, destruindo infra-estrutura básica e sistemas de distribuição de água, além de dois terremotos em janeiro e fevereiro de 2001 que deixaram o país vulnerável a epidemias como a dengue e cólera que mataram mais de 200 crianças de julho de 2001 a julho de 2002.
Nessas condições ao comemorar o Dia Interamericano da Água em 2002 em El Salvador se deseja levar a mensagem de cuidar o recurso, de não desperdiçá-lo, de preservá-lo, acompanhado da grande solidariedade do Continente Americano, levando ações que contribuam para diminuir a contaminação do recurso, a aumentar a cobertura e a qualidade da água de consumo humano.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora –
A Vez dos Leitores
DIAA
Sou Educador Ambiental em inicio de trabalhos e gostaria de ter acesso ao material produzido para o DIAA dos anos de 1999, 2000, 2001 e 2002. Você poderia me ajudar a chegar a tal material? Saudações ambientais.
Paulo A Coelho de Souza – Brodowski – SP
NR – Para o leitor Paulo de Souza e demais interessados no material sobre O Dia Interamericano da Água informamos que o endereço onde estão informações é:
http://www.cepis.ops-oms.org/
Qualidade da água
Tenho apreciado muito a Revista Digital Águaonline, Tendo em vista que em janeiro do ano que vem entra em vigor a Portaria 1469/00 do Ministério Da Saúde sobre Potabilidade de Água para Consumo Humano, que trará grande impacto na vida das empresas que operam serviços de saneamento e dos responsáveis pelas soluções alternativas, não seria importante fazer “chamadas” na Revista sobre a questão? Um abraço e mais uma vez Parabéns.
Denise Formaggia
Povo brasileiro – este herói!
O orgulho de ser brasileiro emociona o sentimento e induz defender o verde e o amarelo como símbolo da solidariedade produtiva contrário ao vermelho e azul do capitalismo especulativo. Parabéns Senhores.
Carlos Henrique Farias
Trabalho escolar
Sou estudante do ensino médio em uma escola privada e estou fazendo uma pesquisa sobre meio-ambiente para um trabalho que será apresentado nos dias 18 e 19/10/2002 e visitei o site de vocês e achei bastante interessante. Gostaria de saber se vocês têm materiais disponíveis para demonstração ou para a venda para expormos em nossa apresentação a fim de conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente. Sou de Santo André, estado de SP. Grata.
Daniela Demétrio
Leave a Reply