Consagração de Nascentes

O ministro José Carlos Carvalho, do Meio Ambiente, vai celebrar o “Dia de São Francisco”, padroeiro da natureza e da ecologia, no próximo dia 04, com um gesto que ele espera ver reeditado por todo o Brasil: a consagração de duas Nascentes, para difundir a cultura de que “Nascente é útero”, ” Nascente é fonte de Vida”, “Nascente é berçário”, “Onde nasce Água, nascem Vidas”.

Estas duas nascentes estão a poucos metros uma da outra, uma em Matozinhos e a outra em Capim Branco, no Córrego Araçás, que nasce na divisa dos dois Municípios e deságua no Ribeirão da Mata, que é afluente do Rio das Velhas, por sua vez afluente do Rio São Francisco, em Minas Gerais.

A intenção do Ministro ao apoiar o Projeto “Gente Cuidando das Águas” é estimular que proprietários de áreas onde existam nascentes cuidem delas como contribuição à melhoria da qualidade e da quantidade de Águas no Planeta Terra.

O ritual de consagração das duas Nascentes terá um coral de crianças cantando a música “Planeta Água”, a leitura da Declaração dos Direitos Universais da Água, o Hino Nacional, uma bênção espiritual, oferendas de estudantes, pronunciamento do Ministro do Meio Ambiente e inauguração de três placas com os seguintes textos:

“Esta Nascente é consagrada como Criatura de Deus, como um Bem da Natureza e como patrimônio da Humanidade”.

“Ao Sr. Geraldo Vicente Caetano e família o agradecimento de todos os cidadãos empenhados na revitalização do Ribeirão da Mata, do Rio das Velhas, do Rio São Francisco e de todas as Águas do Planeta Terrra”.

“O que aqui se faz no cuidado com as Águas tem a minha homenagem como Ministro, o meu respeito como Cidadão e a minha gratidão como Ser Humano”.

José Carlos Carvalho – Ministro do Meio Ambiente

Depois deste ritual, toda semana as Nascentes consagradas receberão visitas e homenagens de alunos de Escolas Municipais de Matozinhos e de Capim Branco.

E outras vinte e sete Nascentes da cabeceira do Córrego Araçás brevemente também serão consagradas na programação de atividades do Projeto “Gente Cuidando das Águas”.

Palestra

Antes de estar em Matozinhos e Capim Branco, o Ministro José Carlos Carvalho fará uma palestra sobre “Um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Gestão das Águas”, a partir de 9h30min, no Teatro Alterosa, av. Assis Chateaubriand, 499. Nesta oportunidade, os presentes receberão exemplares do livro “Gente Cuidando das Águas”, de autoria de Demóstenes Romano Filho, Patrícia Sartini e Margarida Ferreira, que também estará sendo lançado e oferecido em celebração ao “Dia de São Francisco” e em comemoração à Semana Interamericana da Água.

Para mais detalhes, ligar na Central do Voluntariado de Minas Gerais e falar com Clair Benfica, Demóstenes Romano, Guilherme Vancura, Margarida Ferreira ou Patrícia Sartini no telefone (31) 3481 1188.

Livro

O livro “Gente Cuidando das Águas” é um novo paradigma em Metodologia de gestão cidadã de Águas. O pressuposto é que iniciativas de Mobilização Social serão tão mais eficazes quanto mais saírem da cultura de dominação e infantilização, geralmente praticada em Educação Ambiental, para uma linha de “empowerment”, na qual cidadãos comuns da “sociedade civil não-organizada” sintam-se incluídos numa rede de cidadania pelas Águas e participantes ativos na construção de uma nova ordem ecológica, pela própria evolução cósmica, por motivações transcedentais e não pelos discursos salvacionistas, como se o Planeta Terra fosse mais frágil que o Homem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.