O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou um alerta na última semana sobre o impacto ambiental que as guerras desenvolvidas nos últimos anos em várias partes do mundo vêm causando ao meio ambiente. Lembrou as centenas de hectares de bosques devastados, do solo e da água contaminados e cidades arrasadas e com falta de saneamento.
O ponto de partida são os primeiros resultados de estudos de cinco equipe que percorreM o Afganistão para avaliar a condição ambiental deste país a partir de amostras de água, solo e ar e da constatação de que grande parte dos recursos naturais foram perdidos e que o regresso de refugiados vai agravar ainda mais a situação de bens naturais como florestas e água. Os primeiros levantamentos indicam que o país perdeu 1/3 de seus bosques e que grande parte de espécies de fauna, mesmo aquelas ameaçadas, foram caçadas para servir como alimento.
Em outras partes do mundo, onde indústrias químicas e de armamentos foram destruídas por bombardeios, o saldo é uma contaminação ambiental difícil de avaliar e até mesmo remediar.
Por isso mesmo guerras e conflitos, como este iminente, pela disputa da água do Oriente Médio, podem acabar sem vitória para nenhum dos dois lados. O saldo pode ser um amargo sabor de degradação.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Esgoto
Gostaria de obter informações sobre esgoto: O que é esgoto? Quais os tipos de esgotos? Quais os tipos de tratamentos de esgotos? Doenças causadas pelo esgoto?
Desde de já agradeço.
Idelson Jr.
Fictoplancton
Estou elaborando uma monografia e o tema é fictoplancton. Gostaria de solicitar indicação de matéria sobre o tema . Agradeço desde já!!!
Fernanda Mendes
Recursos naturais
Tenho um sítio no interior de São Paulo e desejo saber o e-mail do órgão responsável por proteção aos recursos naturais, pois sei que tenho que preservar 50 metros ao redor da nascente, mas não tenho toda está metragem. Posso diminuir a proteção da nascente? Tenho que proteger também o fluxo da água e qual a metragem?
Grato.
Arnaldo Feliciano Neto – arnaldofeliciano@superig.com.br
As crianças e o ambiente
Queria cumprimentar a equipe da Águaonline por publicar essa matéria sobre o ambiente e as crianças trazendo informações valiosas para os leitores. Se não somos capazes de garantir um ambiente saudável para nossos filhos o que mais nos resta? Até quando vamos continuar degradando o ambiente, usando de maneira inconsequente os recursos naturais e produzindo montanhas de lixo? Esta na hora de passarmos da reflexão à ação.
Linei Monteiro de Freitas
Leave a Reply