Uruguai se abre a concessões privadas no saneamento

Enquanto o Governo uruguaio prepara a votação de uma série de leis que vão permitir a participação da área privada na operação dos serviços de água e esgoto começam a surgir as primeiras reações através de articulações do sindicato dos trabalhadores da estatal OSE que se estendem até o Brasil e são feitas principalmente através da internet.

Segundo essas fontes o Governo lançou, em regime de urgência, a votação da Rendição de Cuentas, a Lei de Reativação Econômica, e um Decreto de 29-08-2002 para fazer abertura aos investidores privados da gestão dos serviços de água e saneamento, neste momento a cargo do Organismo público O.S.E (Obras Sanitárias del Estado Uruguayo) em todo o país, a exceção do departamento de Maldonado, cuja concessão foi outorgada por 30 anos a Águas de Bilbao, através de sua filial Uragua, e à empresa Ondeo, através de sua filial Águas de la Costa.

Os sindicalistas denunciam que “a ofensiva do governo sobre as empresas públicas está na Carta de intenções assinada com o FMI no mês de junho, que exige a desregulação e liberação dos serviços públicos de telecomunicações, energia, gás, água e esgoto, combustíveis, correios etc.”

Sanasa

Ter até 2004 70% do esgoto tratado na cidade de Campinas (SP) é a meta ambiciosa da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa). Segundo o diretor-presidente da companhia municipal a empresa, que vai investir R$ 140 milhões, se prepara para lançar uma licitação internacional, contando com recursos do BNDES/FAT.

ABPE I

A ABPE – Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas – elegeu novos membros para seu Conselho Deliberativo para a gestão de 2002/2003: Hênio De Nicola (Dura-Line do Brasil) – Presidente, conselheiros: Aldo Baptista (Poly Easy), Leo Maniero (Transtubo), Adriano Meirelles (Brastubo), Christian Willy (Ipiranga), Ricardo Sommermann (Belfano), Édio M Santos (Glynwed).

Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) recebeu, em cerimônia realizada no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a certificação por figurar entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul que se destacaram no ranking Grandes & Líderes 2002, publicado pela revista Amanhã, no mês de julho. A estatal gaúcha ocupa a 19ª posição no ranking das 100 maiores do Estado e o 44º lugar entre as 500 maiores empresas da Região Sul.

ABPE II

Fundada em setembro de 1994, a ABPE representa a união do setor de tubos poliolefínicos pois congrega empresas de toda a cadeia produtiva, ou seja, fabricantes de resina, compostos, tubos e conexões, ao lado de instaladores e usuários, e vem implementando ações que resultem na Garantia da Qualidade total dos sistemas de tubulações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.