O que pensam as principais lideranças do setor de saneamento sobre temas como os papéis e responsabilidades da União, dos Estados e dos municípios nas atividades relacionadas com os serviços de água e esgoto do país e quais os caminhos para chegar com mais rapidez à universalização? E a sociedade e os operadores dos sistemas, o que devem fazer para que haja melhoria na qualidade do produto, do atendimento e da produtividade? Como devem ser definidas as condições de financiamento, subsídios, tarifas? Como está o desenvolvimento tecnológico nesta área e qual a percepção sobre a representatividade de um setor que movimenta mais de R$ 20 bilhões/ano e geram mais de 500 mil empregos e que mesmo assim não tem sido priorizado politicamente?
Buscar as respostas a perguntas como estas fazem parte de um trabalho que está sendo desenvolvido pelo Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS) para uma publicação que pretende identificar o pensamento do setor e auxiliar os novos governantes que assumem em janeiro de 2003 a identificar pontos em comum que possibilitem a reorganização desse segmento da infra-estrutura que ainda permanece sem legislação específica e sem uma área determinada na esfera federal.
Além de mais de 30 entrevistas com as principais lideranças das áreas técnica, econômica e política, que vão compor uma análise do panorama e rumos do setor, a publicação terá também artigos técnicos e uma avaliação das dificuldades e obstáculos, bem como estratégias para a busca de maior acesso aos serviços de água e esgoto no país.
Também estão sendo elaborados trabalhos sobre a Demanda e Necessidades de Investimentos, com 0 cálculo das necessidades em vários cenários e como financiar e o Pensamento Jurídico sobre as Responsabilidades Federativas do Saneamento, com conclusão prevista para dezembro de 2002.
Educação à distância
Disseminar os principais conceitos e as mais importantes experiências na área de meio ambiente para o maior número de pessoas em diferentes realidades locais é a proposta do curso livre de Educação à Distância ISO 14000 – Qualidade Ambiental: Introdução e Conceituação, que o Centro de Educação Ambiental do SENAC-SP iniciou este ano.
Pela primeira vez, um curso abre a possibilidade para pessoas de todo o Brasil obterem conhecimentos básicos sobre as normas ISO 14000 e conceitos gerais de meio ambiente, sem sair de casa. “O curso não forma auditores ambientais, mas responde às necessidades de informação de pessoas interessadas no tema”, destaca Alberto Missrie, coordenador do curso. Para atender à demanda, o curso foi formulado a partir da experiência de mais de 30 anos em consultorias ambientais de Cyro Eyer do Valle, um dos mais importantes especialistas do país no assunto. O programa totaliza 35 dias de participação. O conteúdo, correspondendo às aulas expositivas de um curso presencial tradicional, é disponibilizado através de duas fitas de vídeo – com matérias de TV, mostrando acidentes ambientais históricos, apresentações de Eyer do Valle e visitas “virtuais” a fábricas -, um livro e um CD-ROM, que o aluno recebe em casa. “O curso visa disseminar uma atuação mais pró-ativa, voltada para a busca de soluções sustentáveis para os problemas ambientais, que é a base de toda a minha vivência profissional”, afirma o consultor.
A parte interativa do curso acontece em uma “sala de aula virtual” – na verdade, um site especial dentro do qual cada aluno será acompanhado por um tutor no desenvolvimento de tarefas e exercícios propostos. Nesta fase, o cumprimento de cada etapa é avaliado, valendo a certificação no curso. A “sala” fica aberta 24 horas, possibilitando grande flexibilidade de horários para participação. “Solucionamos as dificuldades de presença física de pessoas que nunca teriam acesso a um conteúdo como esse se não fosse pela internet”, diz Missrie.
Por reunir os mais diferentes perfis profissionais e de formação, outro diferencial é a possibilidade de interação entre pessoas de Estados ou países diferentes. Um dos momentos do curso é, exatamente, a criação de um fórum especial para a discussão dos temas mais votados em pesquisa feita com os alunos durante o curso. Entre os que despertam mais interesse, destacam-se Gestão das Águas e dos Recursos Hídricos, com 12% dos pedidos; Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem, também com 12%; e a Gestão de Resíduos, com 8%. Entre os temas emergentes, que ainda apresentam escassas menções estão a Ética Ambiental, os Selos Verdes e a Biopirataria.
Site para inscrições e informações: www.sp.senac.br
/ambiental/iso
Econegócios
Dando seqüência ao Fórum “O Brasil em Busca de Seu Ativo Ambiental”, o Seminário Meio Ambiente & Negócios acontecerá no próximo dia 24 de setembro, das 9h às 17h, no Salão Nobre da FIESP/CIESP (Av. Paulista, 1313 – São Paulo – SP). O evento, uma iniciativa do Instituto ADVB de Responsabilidade Social que conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio da FIESP/CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, reunirá alguns dos maiores nomes das áreas ambiental e econômica do País para discutir a geração de oportunidades comerciais através do uso racional dos recursos naturais.
O programa será composto das seguintes palestras: A Legislação Ambiental como Geradora de Oportunidades Comerciais (Edis Milaré, procurador de Justiça aposentado e ex-Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo); A Reciclagem de Resíduo Urbano como Fator de Geração de Renda e Energia (Agamenon Dantas, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo; e Roberto Domenico Lajolo, diretor do Agrupamento de Engenharia Térmica do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A); O Mercado de Crédito de Carbono (Marcelo Schunn Diniz Junqueira, diretor da EIC – Econergy International Corporation); Pégaso e Suas Influências na Geração de Negócios no Mercado Nacional (Jayme de Seta Filho, especialista em Meio Ambiente e Segurança da Petrobras, coordenador corporativo do Pégaso); Programa Sebrae de Econegócios: Experiências na Área de Gestão Ambiental Dirigidas às Micro e Pequenas Empresas (José Bento Desie, coordenador do Núcleo de Turismo – Sebrae São Paulo); e Contabilidade e Riscos Ambientais: A Variável Econômica dentro da Área Ambiental (palestrante a confirmar).
As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3284.4044 e 3284.3480 (com Carolina Domingos), e-mail: ativoambiental@advbfbm.org.br, site http://www.advbfbm.org.br/
ativoambiental.htm. Valor: R$ 290,00 (descontos para estudantes e participantes dos eventos anteriores).
Leave a Reply