Vivemos uma década perdida?

De olhos postos nos eventos da África do Sul os ambientalistas buscam novos compromissos em tom de lamento pelo que pode ter sido uma década perdida. Relembram as profissões de fé, os discursos pomposos e os escassos resultados recolhidos.

O mundo hoje parece ainda pior do que há dez anos. A miséria dá sinais de ter se agudizado. Os países estão cada vez mais mergulhados em crises. O lixo, a deterioração, a contaminação das águas são cada dia com maior frequência manchetes negativas em jornais dando mostras de terem avançado mais.

Mudou o mundo ou mudamos nós?

Os problemas aumentaram ou apenas se tornaram mais visíveis? Cresceu a degradação ou fomos nós que ficamos mais atentos à ela?

Uma coisa é certa: o contingente dos “conscientizados”, este sim, cresceu assustadoramente.

A gente perde a memória, mas é certo que não se falava em 1992, com tanta ênfase, em gestão de recursos hídricos. A ISO 14000 era apenas um sonho. O mercado nem de longe imaginava que gestão ambiental se tornaria uma vantagem competitiva.

Não serão estes alguns avanços?

Como bem ressalta o texto da página da Semana da Água “a melhor maneira de tratar os assuntos ambientais é através da participação, do acesso à informação e da sensibilização ambiental”. E nessas áreas avançamos e muito.

Este ano se completam também dez anos da celebração do Dia Interamericano da Água que parecia, à época, apenas uma data a mais a constar nos calendários oficiais. Hoje é tema obrigatório para crianças e adultos e a cada ano novos parceiros se agregam multiplicando e replicando eventos, informação, conscientização. São pequenas amostras de que a boa semente, em terreno fértil dá frutos.

A luta global pelo convencimento dos governos e dos setores mais resistentes tem que continuar. Mas é certo também que as gerações mais jovens já incorporaram os novos conceitos ambientais e o mundo nunca mais será como antes. O “ambientalmente correto” já virou grife e está ganhando adeptos em todos os segmentos. Que se cuidem os que ainda acham que podem continuar poluindo impunemente. Não será deles o Reino dos céus e nem o da Terra!

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos leitores

FPM

Medidas efetivas para incentivar os municípios a darem importância ao meio ambiente devem ser aplaudidas pois se sabe que a verdadeira revolução ambiental começa nas pequenas comunidades. Vamos torcer para que iniciativas como essas se multipliquem no Congresso.

Ciro Samuel Visoto

Série sobre Água

De excelente qualidade os textos que estão sendo publicados no espaço da Semana da Água. Parabéns aos que elaboraram esse material. A linguagem simples permite sua utilização até mesmo em sala de aula. Nota 10!

Mariana Pimentel

Oceanos

Muito importantes os dados oferecidos no artigo sobre os oceanos. Faz a gente pensar e ver como são fundamentais para nossa vida.

José Rogerio Messa

Semana da Água

Gostei muito das matérias que fazem parte do material do Dia Interamericano da Água. Também visitei a página do Cepis e fiquei encantada com a variedade de abordagens. É um rico acervo para trabalhar em sala de aula. Continuem!

Sara Rodrigues Costa Erns

Leave a Reply

Your email address will not be published.