Redução de perdas em sistemas de água

A busca por vazamentos. Foto SEDU

A Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano e o Banco Mundial, através do- Programa de Modernização do Setor Saneamento (PMSS), estão organizando um Seminário Internacional sobre Programas de Redução de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento para o mês de dezembro, em Recife (PE).

O Seminário deverá contar com palestrantes de países da Europa, das Américas e da Ásia, e vai analisas as principais ações implementadas no âmbito do programa de redução e controle das perdas; os procedimentos empregados, a participação do programa na estrutura de organização interna da companhia, a evolução dos índices nos últimos anos, antes e depois do programa; as medidas de sustentabilidade, dispositivos de regulação e controle externos: aspectos da outorga e pagamento pelo uso da água, e seus impactos nos programas de redução de perdas; aspectos da regulação e fiscalização dos serviços relacionados às perdas de água, com enfoque nos indicadores de benchmarking.

Como forma de melhor atender à demanda para o seminário os interessados em participar estão sendo solicitados a enviar à coordenação do evento, pelo e-mail: pmss@ipea.gov.br as seguintes informações:

Nome da Empresa:

Nome do Mandatário:

Telefone do Mandatário:

E-mail do Mandatário:

Nome do Contato:

Telefone do Contato:

E-mail do Contato:

Quantidade Inscrições Previstas:

Meio Ambiente

Estão abertas as inscrições para trabalhos científicos a serem apresentados no I Congresso Brasileiro de Desenvolvimento e Meio Ambiente, que acontece de

11 a 14 de setembro, em Fortaleza (CE). O congresso é promovido pela Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). Nomes mundiais constam da lista de palestrantes como Enrique Leff, do PNUMA, que fará a palestra de abertura. As inscrições e maiores informações podem ser feitas/obtidas no sw.npd.ufc.br/prodema

Ecolatina

O coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Paulo Maciel é um dos palestrantes da 5ª Conferência Latino-americana Sobre Meio Ambiente (Ecolatina 2002), que se realizará em Belo Horizonte, de 24 a 27 de setembro, no Minascentro. O evento tem a coordenação geral do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec).

Segundo Paulo Maciel, que também é secretário municipal de Meio Ambiente e Saneamento Urbano de Belo Horizonte, “somente um trabalho integrado, com investimentos em obras, fiscalização e educação pode reverter os graves problemas de saneamento que comprometem a qualidade da água e a vida dos rios brasileiros”. Em Minas Gerais, por exemplo, a situação é preocupante. O Índice de Qualidade da Água (IQA) em parte da região metropolitana de BH e nos municípios de Ubá e Juiz de Fora é classificado como muito ruim, com alta concentração de efluentes industrias, metais pesados e resíduos agrícolas. Da nascente do Rio das Velhas até as proximidades do município de Curvelo o IQA é ruim, apontando a presença de esgoto, lixo e resíduos agrícolas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.