EUA bloqueia planos de saneamento para países em desenvolvimento

O acesso aos serviços de água e esgoto e a gestão dos recursos hídricos são os mais urgentes e fundamentais caminhos que a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável deve tomar. Cerca de 1/5 da população do mundo vive sem água segura e perto da metade carece de adequados serviços de esgoto. Até 2025 metade dos habitantes do planeta estarão sofrendo algum tipo de escassez de água o que pode afetar a segurança alimentária do mundo. Este é o pano de fundo traçado por entidades de apoio à expansão de serviços de água potável no mundo, especialmente em países em desenvolvimento, como a Water Aid, da Inglaterra.

Segundo essas entidades apesar desse panorama sombrio os preparativos para a participação nesse grande evento mundial indicam que os governo não estão preparados para agir preventivamente a essa crise. Em particular um grupo de países liderados pelos Estados Unidos estão bloqueando qualquer tentativa de compromisso nesse sentido.

Embora o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, tenha indicado que água e esgoto são prioridades-chave para a Cúpula, a realidade do processo preparatório indica que os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá e o Japão estão bloqueando qualquer proposta substancial incluindo metas em saneamento e programas de ação com vistas a reduzir o número de pessoas sem acesso à água segura até 2015.

As negociações atuais parecem o reverso da medalha comparadas com o que antecedeu à Rio-92, dizem os especialistas que acompanham as reuniões preparatórias e ressaltou que neste dez anos que separam os dois eventos as condições de degradação se tornaram mais ameaçadoras e aumentou o consumo insustentável dos países em desenvolvimento.

A previsão é de que sob a pressão que o governo estado-unidense tem feito nas últimas semanas autoridades como o ministro Tony Blair, da Inglaterra, que vem defendendo a prioridade para o acesso ao saneamento, vão passar por constrangimentos por terem falhado em elaborar planos para buscar um futuro decente para a maioria das pessoas do planeta.

“É alarmante que um pequeno número de governantes possam bloquear as esperanças da maioria dos países naquilo que é uma necessidade básica humana”, lamentou Stephen Turner, da WaterAid.

“Nós estamos encorajando que nossos governantes busquem uma abordagem mais construtiva para a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável mas principalmente estamos apelando para que o primeiro ministro Tony Blair use sua influência sobre os Estados Unidos para persuadir as autoridades daquele país a mudar a posição atual”, disse, Joanne Green, do Tearfund.

Veja nesta endereço: http://www.wateraid.org.uk/research/index.html, como participar da campanha pela priorização do Saneamento em Johanesburg.

Parceria

A Sabesp e a Sociedade Amigos Praia do Pinto e Ponta Azeda (SAPPA)

assinaram um Termo de Cooperação Mútua para instalação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgotos, além da construção de uma Estação Elevatória e de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). O custo total das obras está estimado em R$ 600 mil, sendo R $ 245 mil financiados pela Sabesp e R$ 355 mil aplicados pela SAPPA. O presente Termo terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado caso a previsão inicial seja insuficiente para a execução das obras.

Reúso

“Utilização adequada de reúso na agricultura, Aspectos regulatórios do reúso nos Estados Unidos e Experiências de sucesso do reúso na agricultura e indústria nos Estados Unidos”. Estes três temas apresentados por Keneth A Thompson da CH2MHILL abriram o ciclo de palestras do Seminário sobre Reúso de Efluentes Tratados promovido pela Cagece.

O evento reuniu representantes de empresas nacionais e internacionais, de companhias de saneamento de vários Estados e de órgãos ou empresas locais de áreas afins e tem por finalidade promover uma discussão sobre técnicas e critérios de utilização do reúso de forma viável e sustentável, apresentando a projetos desenvolvidos pela Cagece e firmando novas parcerias em busca da consolidação do Programa de Reúso de Efluentes Tratados na Cagece e no Estado do Ceará.

Leave a Reply

Your email address will not be published.