Fraldas ecológicas

São bem-vindos os primeiros resultados das pesquisas realizadas pela Universidade de Wisconsin com o uso de restos de pescados na fabricação de um gel para uso em fraldas descartáveis. É muito promissor se saber que os pesquisadores estão preocupados com um produto altamente poluidor e cujo uso se espalhou pelo mundo para delírio das multinacionais que o fabricam e para desespero dos que têm que lidar com seu descarte.

De uso restrito há anos atrás, quando eram compradas especialmente para viagens e ocasiões especiais, as fraldas descartáveis viraram gênero de primeira necessidade mesmo para família de posses reduzidos, em nome de um modismo cujos benefícios podem ser contestados. Assim como em outros tempos se tentou impor o reinado do leite em pó em boa hora derrotado pela valorização do aleitamento materno.

O que desejamos é que se acelerem e confirmes as expectativas de que se possa encontrar um substituto biológico para o gel derivado dos combustíveis fósseis, cuja marca poluidora vai ficar ainda por muitas anos como uma sombra ameaçadora sobre a camada de ozônio.

Boa Leitura!

Cecy Oliveira

A Vez dos Leitores

Produção limpa

A produção mais limpa é hoje uma das formas mais eficientes de minimizar os problemas ambientais, bem como aumentar o benefício econômico de uma determinada atividade. O ganho ambiental com a produção mais limpa deve-se ao fato de que se reduz drasticamente a quantidade de resíduos tanto sólidos quanto líquidos enviadas ao meio ambiente. O benefício econômico é devido à economia de matéria-prima, pois esta acaba sendo melhor aproveitada, e também os custos de tratamento e disposição dos resíduos são reduzidos. Devido estes fatos a produção mais limpa deve ser encarada como uma importante ferramenta para um desenvolvimento ambientalmente correto.

Rafael R. Ulguim – Pelotas (RS) – Acadêmico do curso de Tecnologia Ambiental

obrigatório, seguro do carro, rua e vias esburacadas. Afinal para que servem impostos e taxas? Eu me esqueci, para quem servem……? Saudações.

Samuel

Parabéns à ABES

Cumprimento a Diretoria que toma posse dia 02/08/02, augurando profícuos dias de realizações e progresso junto às autoridades constituídas, no tocante de se fazer valer a Legislação. Abraços a todos.

Onésio Custódio da Silva – Batatais (SP)

Carcinicultura

Gostaria de saber se existe alguma lei que obrigue aos criadores de camarão a construírem um tanque de depuração de água no final da carcinicultura?

Atenciosamente,

Marcelo Mattos Pedreira

Reuso da água

Meu nome é Marina, sou estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental

na UFSC e trabalho no Laboratório de Gestão Ambiental na Indústria.

Tomei conhecimento do site “Águaonline” através de amigos e o achei

muito interessante! Tenho desenvolvido nos últimos 12 meses um trabalho na área de

minimização e reuso de água na indústria hoteleira e gostaria de saber

se o “Águaonline” poderia publicar uma matéria sobre as

possibilidades de minimização e reuso de água (em um empreendimento ou

mesmo em residências). Obrigada pela atenção,

Marina Eller Quadros – marina_eller@yahoo.com –

Laboratório de Gestão Ambiental na Indústria – LAGA – Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – ENS – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mata ciliar

Para a recuperação de um rio, além da despoluição de suas águas é necessário reflorestar as suas margens. As margens de um rio devem ser reflorestadas com plantas nativas e apropriadas para o local. Uma mata ciliar protege as margens do assoreamento e alimenta os seres que vivem nas margens e dentro da água.

Na cidade de Juiz de Fora, nas margens do Rio Paraibuna, estão criando jardins. Empresas colocam seus nomes bordados em flores, com se estivessem fazendo um bem ao rio. A intenção é meramente de fazer propaganda.

Marinês Eiterer

Biofilme

O texto que ensinam o método da cloração contra o crescimento do biofilme é didático. Estamos atentos, ainda, para o noticiário da 1ª Jornada Brasileira da Qualidade da Água, promovida pela Corsan. Temos informado prefeitos, vereadores e deputados de Rondônia e de outros estados, a respeito do Aguaonline, cujo conteúdo, repetimos, acende uma luz no caminho dos que lidam com a administração pública brasileira. Reiteramos votos de êxito e cumprimentamos a equipe pela qualidade da informação e pelo debate que proporcionam. Montezuma Cruz – Brasília (DF

Leave a Reply

Your email address will not be published.